Cidade

Câmara continua a melhorar acessibilidades pedonais ao Penedo da Saudade

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 18-06-2020

A Câmara Municipal Coimbra está a intervir nos passeios das ruas Aires de Campos, Fernando Melo e Sousa Refoios, continuando assim a melhorar as acessibilidades pedonais à zona do Penedo da Saudade, aumentando a segurança, o conforto e eliminando barreiras a pessoas com mobilidade reduzida, nomeadamente o acesso a portadores de cadeira de rodas ou carrinho de bebé.

PUBLICIDADE

Esta intervenção está incluída numa empreitada de requalificação de passeios em várias vias do concelho, que representa um investimento superior a 680.000 euros.

A CM Coimbra continua a melhorar os acessos pedonais à zona do Penedo da Saudade. Durante esta intervenção estão a ser removidas algumas espécies arbóreas que estão no meio dos passeios ou que apresentam más condições fitossanitárias, sendo que as que apresentem bom estado serão replantadas num local mais propício ao seu desenvolvimento radicular e com menor índice de compactação.

PUBLICIDADE

publicidade

Por toda a cidade estão em curso obras de melhoria da mobilidade pedonal que incluem várias ações de plantação e replantação de árvores no âmbito do Plano de Arborização que decorre até ao final de 2020, no qual está prevista a plantação de, pelo menos, 2600 árvores por todo o concelho.

Esta empreitada, que se iniciou no passado mês de outubro, depois de cumpridos todos os procedimentos legais da contratação pública, pretende requalificar, regularizar e reconstruir passeios, repondo as condições de circulação, com conforto e segurança, suprimindo também restrições à mobilidade, como os desníveis em caldeiras de árvores, por exemplo. Os passeios serão também rebaixados junto às passadeiras e será incluído o pavimento podotátil de alerta, em mosaico hidráulico porcelânico, de forma a orientar os invisuais e amblíopes na travessia de via.

PUBLICIDADE

Um investimento de 676.473,28 euros que já passou pelas avenidas Fernando Namora, Aristides Sousa Mendes, Afonso Romão, Afonso Henriques e Rua Pedro Nunes; e vai ainda passar pela Rua Castro Matoso, entre outras requalificações pontuais.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE