Cidade

Câmara compra Mercedes para valorizar serviço dos SMTUC

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 26-04-2017

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá investir, durante o corrente ano, cerca de 418 mil euros na compra de sete novos miniautocarros de transporte de passageiros para os Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC)

PUBLICIDADE

20170426_184245

Os veículos, da marca Mercedes Sprinter 516 CDI, serão fornecidos pela Sodicentro, Lda, com adaptação de carroçaria da Mobipeople, Lda, ambas empresas de Coimbra.

PUBLICIDADE

As novas viaturas vão estar disponíveis para todas as linhas, mas com destaque para as nº 41 (Santa Clara – Vale das Flores) e 42T (Baixa – Vale das Canas), no período diurno, e para os circuitos de menor procura no período noturno e aos fins-de-semana.

Estes autocarros reforçam a frota dos SMTUC, no imediato, com as três unidades hoje apresentadas, estando ainda previsto, durante o corrente ano, a entrega das restantes 4 da mesma tipologia. A presente aquisição insere-se numa política de renovação da frota de miniautocarros, uma vez que, atualmente, esta tipologia, num total de 9 unidades, apresenta uma média de 19 anos de idade.

PUBLICIDADE

publicidade

smtuc 2

As primeiras 3 Mercedes foram apresentadas hoje, 26 de abril, nos Paços do Concelho de Coimbra.

Ao nível de emissão poluentes, as novas viaturas cumprem com as normas ambientais EURO VI, têm capacidade para 22 passageiros + motorista e estão equipadas com ar condicionado. Saliente-se ainda que, além de mais modernas e confortáveis do que as unidades que fizeram parte da Ecovia, têm mais lugares sentados – 19 em vez de 16 – apesar de a lotação máxima apresentar os mesmos 22 lugares.

IMG_3469

A renovação gradual da frota dos SMTUC, uma aposta clara do atual Executivo da CMC, é fundamental para a redução dos custos associados à manutenção da frota e exploração do sistema de transporte público. A mesma contribui para melhorar as despesas gerais dos SMTUC, proporcionando uma garantia adicional na fiabilidade dos equipamentos e uma melhoria em termos ambientais por se tratar de veículos com menos emissões. Em suma, uma oferta de transporte público de passageiros com mais qualidade

No mandato do atual Executivo da CMC, o esforço de renovação da frota dos SMTUC traduziu-se num acréscimo de 30 veículos, a que corresponde um investimento camarário na ordem dos 3,3 milhões de euros.

Além dos cinco autocarros novos cuja compra aguarda visto do Tribunal de Contas, a lista inclui 10 autocarros usados,  5 autocarros novos, os 2 miniautocarros híbridos que hoje apresentamos, 1 viatura de transporte de pessoas com mobilidade reduzida, 3 miniautocarros que agora entram ao serviço e mais 4 miniautocarros cuja entrega se prevê até final de ano.

A renovação de autocarros dos SMTUC tornou-se prioritária, uma vez que o contingente apresenta uma média de 14 anos de idade; 40% tem mais de 15 anos e cerca de 25% tem duas décadas, ou mais, de serviço. Além do fator idade, um autocarro dos SMTUC percorre, em média, 70 mil km anuais, em ambiente urbano, uma utilização bastante desgastante para os elementos mecânicos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE