Coimbra

Câmara compra 9 miniautocarros 100% elétricos para os SMTUC 

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-02-2020

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de quinta-feira, uma proposta para a adjudicação de nove miniautocarros 100% elétricos, bem como os respetivos carregadores de baterias, à empresa UIC – Unidade de Indústria Auto Mecânica do Centro, Lda., por 2,8 milhões de euros.

PUBLICIDADE

O concurso incluía ainda a aquisição de cinco autocarros elétricos ‘standard’, e respetivos carregadores, mas nenhuma proposta cumpriu os requisitos tendo sido excluídas. Será, por isso, igualmente deliberado o lançamento de um novo concurso público para o fornecimento desses cinco autocarros elétricos, com um valor base de 2,3 milhões de euros.

O objetivo da CM Coimbra é continuar a renovar a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) com veículos com melhor desempenho ambiental e reduzir, assim, o impacto negativo das emissões de gases com efeito de estufa e de outros poluentes atmosféricos. Exemplo disso, são os 10 novos autocarros 100% elétricos, que foram apresentados no passado dia 20 de junho, e que em seis meses de utilização já evitaram a libertação de cerca de 250 toneladas de gases carbónicos (CO2) para a atmosfera, depois de cerca de 200 mil quilómetros de estrada, tendo gerado uma economia de cerca de 65 toneladas equivalentes de petróleo.

PUBLICIDADE

publicidade

Já no passado mês de novembro, o executivo municipal aprovou a abertura de um novo concurso público para a aquisição de mais 14 autocarros 100% elétricos para os SMTUC, sendo que a proposta foi dividida em três lotes. O primeiro prevê a aquisição de cinco autocarros ‘standard’, de 12m, mais carregadores, o lote dois de sete miniautocarros, de 7m, mais carregadores e o lote três de dois miniautocarros, de 6m, mais carregadores. Todavia, apenas os lotes 2 e 3 têm condições para serem adjudicados, no caso à empresa UIC – Unidade de Indústria Auto Mecânica do Centro, Lda. que venceu o concurso, pelo valor de 2.832.813 euros (IVA incluído). Isto porque nenhum candidato cumpriu os requisitos para o fornecimento do lote um, o que obriga a que seja lançado um novo concurso, com um valor base de 2.374.500 euros (a que acresce IVA à taxa legal em vigor) e um limite máximo de entrega de 10 meses.

A operação tem comparticipação de fundos comunitários, ao abrigo de uma candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) para “Promoção da eficiência energética nos transportes coletivos de passageiros incumbidos de missões de serviço público”, que pretende incentivar o uso de veículos mais eficientes e que utilizem fontes de energia com melhor desempenho ambiental.

PUBLICIDADE

Estas viaturas vão servir também para reativar o serviço da Ecovia, informou o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, no dia 20 de junho do ano passado, na apresentação dos 10 primeiros autocarros 100% elétricos. Na ocasião, o autarca salientou que o serviço da Ecovia “vai tirar carros da cidade e tornar a vida – quer de quem entra, quer de quem cá mora – melhor, mais saudável, mais económica e com maior capacidade de circular a pé ou nos transportes”, sobretudo quando se tratam de “veículos mais eficientes e que utilizam fontes de energia com melhor desempenho ambiental”.

Recorde-se que, nos últimos seis anos a CM Coimbra tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, a qual se traduziu num reforço de 52 viaturas, sendo 36 autocarros (10 elétricos), 14 miniautocarros (2 elétricos e 2 híbridos) e duas carrinhas de transporte especial, num investimento de cerca de nove milhões de euros, a que vão acrescer os autocarros mencionados anteriormente.

Para além da aquisição de veículos, a CM Coimbra está a reforçar o serviço público de transportes urbanos noutras vertentes, designadamente através da expansão da rede e da contratação de motoristas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE