Cidade

Câmara de Coimbra no Conselho de Fundadores da Fundação de Serralves

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 02-12-2016

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, propõe ao executivo camarário deliberar sobre se a autarquia deve ou não aceitar um convite da Fundação de Serralves para fazer parte do Conselho de Fundadores desta instituição.

PUBLICIDADE

serralves

O convite foi recentemente endereçado ao autarca através de uma carta assinada por Ana Pinho, presidente do conselho de administração e da comissão executiva da Fundação de Serralves.

PUBLICIDADE

publicidade

“Em Portugal, é nosso objetivo aumentarmos a nossa presença nas mais relevantes cidades do país, através do intenso programa de itinerâncias pelo território nacional, em parceria com as Autarquias Fundadoras de Serralves”, pode ler-se na missiva, que acrescenta: “Desta forma, queremos aproximar a arte das populações de todo o país e contribuir para a criação de uma dinâmica cultural descentralizada.”

“Venho, assim, em nome do Conselho de Administração e no meu próprio, convidar a Câmara Municipal de Coimbra para fazer parte do Conselho de Fundadores – que atualmente é composto por cerca de duas centenas de membros – algo que muito nos honraria”, escreve Ana Pinho.

PUBLICIDADE

O grupo de 200 fundadores inclui várias entidades, nomeadamente empresas, e, entre essas duas centenas, 15 câmaras municipais.

A carta adianta que aos novos fundadores é pedida uma comparticipação de 100 mil euros que, no caso das autarquias, pode ser dividida por 25 mil euros anuais a pagar em quatro anos. “E tem como contrapartida a realização, durante esses quatro anos, de uma exposição anual (acompanhada de uma grande componente de serviço educativo e de uma publicação, desenhadas especificamente para cada exposição) ou de outras iniciativas de Serralves, nos espaços da Autarquia”, especifica.

No caso de a autarquia deliberar a aceitação do convite da Fundação de Serralves, a formalização do estatuto de Município Fundador deverá acontecer no dia seguinte à reunião do executivo camarário – 6 de dezembro -, por ocasião da Reunião Anual de Fundadores.

Na carta, Ana Pinho cumprimenta ainda Manuel Machado, pela “tão bem sucedida trajetória do Município de Coimbra, nomeadamente, a fantástica dinâmica Cultural que tem privilegiado desde que tomou posse”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE