Coimbra

Câmara avança com beneficiação da escola de Espírito Santo das Touregas

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 28-12-2022

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai avançar com a obra de beneficiação e de conservação da escola do 1º ciclo do Ensino Básico (EB1) de Espírito Santo das Touregas. A empreitada, que pretende melhorar as condições do edifício, foi entregue à empresa Fachaimper, Lda. pelo valor de 56.583,84 euros (mais IVA à taxa legal em vigor) e conta com um prazo de execução de 150 dias. A consignação da obra decorreu hoje, dia 28 de dezembro, no espaço da escola, na presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, e da vereadora da Educação da CM Coimbra, Ana Cortez Vaz, bem como dos responsáveis municipais e do empreiteiro responsável pela obra.

PUBLICIDADE

A obra de beneficiação e de conservação da escola EB1 de Espírito Santo das Touregas, consignada hoje, dia 28 de dezembro, prevê a demolição do pavimento das salas e da cobertura, a execução de uma nova cobertura (sobre o vigamento estrutural existente, com aglomerado de suporte, subtelha, ripa metálica e telha) e o revestimento de paredes interiores e exteriores, pavimentos e tetos. Uma intervenção que pretende melhorar as condições do edifício e proporcionar, assim, mais conforto a todos os alunos do estabelecimento. A obra foi consignada à Fachaimper, Lda. pelo valor de 56.583,84 euros (mais IVA à taxa legal em vigor) e conta com um prazo de execução de 150 dias.

A escola EB1 de Espírito Santo das Touregas conta com duas salas, que funcionam com dois níveis em cada divisão, acolhendo assim duas turmas por sala e dando resposta aos quatro anos escolares do 1º ciclo. O estabelecimento de ensino dispõe, também, de um recreio exterior amplo, com árvores de sombra, zonas de jardim e uma horta pedagógica, e de um recreio coberto, ampliado com um telheiro metálico.

PUBLICIDADE

publicidade

A autarquia afirma que esta escola não foi alvo de qualquer tipo de intervenções de manutenção ou de reparação nos últimos anos, o que conduziu a um estado de profunda degradação das instalações, resultando agora na necessidade de uma intervenção profunda, mais morosa e impeditiva do normal funcionamento das atividades letivas enquanto decorre a obra no local. As crianças que frequentam a EB1 de Espírito Santo das Touregas vão temporariamente para a EB de Casais, numa ação concertada entre a CM Coimbra, a Associação de Pais e Encarregados de Educação, o Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste e a União das Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. 

PUBLICIDADE

“De facto, os últimos 8 anos pautaram-se pela falta de manutenção das infraestruturas das escolas do concelho de Coimbra resultando nas más condições das mesmas, que este Executivo está a tentar colmatar”, relembrou a vereadora da Educação, Ana Cortez Vaz. 

A consignação da obra contou com a presença do presidente da autarquia, José Manuel Silva, e da vereadora Ana Cortez Vaz, bem como dos responsáveis municipais e do empreiteiro responsável pela obra.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE