Cidade

Câmara aumenta cedência de espaços desportivos abrangendo mais modalidades

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 02-10-2015

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC),  envia-nos a informação “que sempre disponibilizou os seus espaços desportivos aos clubes do concelho. No entanto, nesta época que agora se inicia, devido às obras nos pavilhões do Estádio Universitário, e prevendo-se as dificuldades que os clubes iriam encontrar, a resolução desse problema foi antecipada”.

PUBLICIDADE

mexia2

Segundo a nota de imprensa do município, em diálogo com várias instituições foi possível garantir, ao abrigo de protocolos estabelecidos, a cedência de instalações para aulas de Educação Física e para a prática de mais modalidades desportivas, nomeadamente Futsal, Futebol, Rugby, Basquetebol, Voleibol, Andebol, Patinagem, Halterofilismo, Taekwondo, Boxe, Lutas Amadoras, Ginástica Rítmica, Karaté e Ginástica de Manutenção.

PUBLICIDADE

publicidade

No caso do Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia (PMMMM), com os ginásios 2 e 3 que integram esta infraestrutura, passa a acolher as modalidades dos vários clubes, associações, escolas e instituições. A saber: Escola Infanta Dona Maria, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, 2º Jardim Escola João de Deus, Instituto Técnico Artístico e Profissional de Coimbra (aulas de educação física), Associação Olhar 21 (Basquetebol), Centro Norton de Matos (Ginástica), Associação Académica de Coimbra (Andebol, Basquetebol, Boxe, Halterofilismo, Hóquei em Patins, Lutas Amadoras), CAD Associação Coimbra Basquete (Basquetebol), Academia Basquetebol (Basquetebol), Olivais Futebol Clube (Basquetebol), Associação de Patinagem de Coimbra (Hóquei em Patins e Patinagem Artística), Centro Português de Karaté (Karaté) e Portugal Telecom (Voleibol).

Aos fins de semana, o PMMMM irá ainda receber as competições oficias de clubes como o CAD, a AAC (andebol, basquetebol e hóquei em patins), o OFC (basquetebol feminino e masculino) e a APC (patinagem). Existe ainda a possibilidade do PMMMM vir a ser palco dos jogos da 1ª divisão de futsal, hipótese que está a ser avaliada entre o município de Coimbra e o Centro Social de São João. Recorde-se que, em virtude da subida à 1ª Divisão do Campeonato Nacional de Seniores de Futsal, o clube de Pé-de-Cão irá disputar jogos com Benfica e Sporting, entre outros. Outra possibilidade é o acolhimento dos jogos de Hóquei em Patins da AAC (masculino e feminino)

PUBLICIDADE

De salientar que, relativamente ao ano anterior, a CMC conseguiu atribuir a todas entidades interessadas os espaços que solicitaram, mesmo quando as atividades desportivas correspondentes já não cabiam no PMMMM. Nesse sentido, a autarquia estabeleceu um protocolo com o Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste (Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Taveiro, Escola Básica do 2º e 3º Ciclos de Inês de Castro e Escola Secundária D. Duarte) para que o basquetebol do OFC, do CAD e da AAC possam, a partir deste ano letivo, dinamizar ainda mais a modalidade. Também a Escola Secundária da Infanta D. Maria irá receber o basquetebol do OFC e do CAD.

A CMC destaca ainda para a cooperação entre o C.F. União de Coimbra e o Lordemão FC, que utilizando as instalações do Campo Municipal da Arregaça, cederam à CMC horas nos seus respetivos pavilhões para outros clubes o utilizarem, nomeadamente nas modalidades de Andebol e Basquetebol.

No caso do Estádio Municipal de Taveiro, para além de eventos desportivos pontuais, serve de espaço de treino à AAC, das suas secções de Futebol e Rugby, podendo esta utilizá-lo em alguns jogos oficiais do Campeonato Nacional de Rugby.

Outro dos motivos de destaque vai para o aumento de utilizadores da Pista de Atletismo do Estádio Municipal Cidade de Coimbra que, neste último ano, verificou um aumento de praticantes e de clubes numa cooperação virtuosa entre a câmara e a Associação Distrital de Atletismo de Coimbra.

Por último, a CMC acrescenta que “foram garantidas pistas a mais de três dezenas de clubes e instituições, quer para formação/iniciação, quer para treino/competição, nos vários complexos de piscinas municipais, numa tarefa vasta e algo complexa face ao aumento de atletas, assim como de instituições, mas que tem sido coordenada com eficácia entre a câmara e a Associação de Natação de Coimbra”.

O município de Coimbra tem vindo a desenvolver um esforço relevante, no sentido de proporcionar as melhores condições aos praticantes das modalidades desportivas.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE