Coimbra

Câmara atribui medalhas de ouro ao Diário de Coimbra, IPO, Bluepharma, Feedzai e APPACDM

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 30-06-2021

A Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou hoje, em reunião extraordinária do executivo, a atribuição de cinco distinções honoríficas. O jornal Diário de Coimbra, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E., e a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) vão receber a Medalha da Cidade, Grau Ouro. Por sua vez, as empresas Bluepharma – Indústria Farmacêutica, S.A. e a Feedzai – Consultadoria e Inovação Tecnológica, S.A. vão ser homenageadas com a atribuição da Medalha de Mérito Empresarial, Grau Ouro. A entrega destas condecorações vai decorrer no âmbito da sessão solene do Dia da Cidade de Coimbra, que se celebra a 4 de julho em honra de Isabel de Aragão, Rainha Santa e padroeira da cidade.

PUBLICIDADE

“Nestes tempos difíceis, de combate coletivo à pandemia da COVID-19, existem em Coimbra empresas e associações que resistem, que promoveram e continuam a promover a informação, o desenvolvimento e a solidariedade social, em prol de todos”, começou por dizer o presidente da CM Coimbra, Manuel Machado, que elaborou a proposta que foi aprovada por unanimidade e subscrita por todos os vereadores.

“A Câmara Municipal de Coimbra deve homenagear aqueles que não viram a cara à luta e que elevam o nome de Coimbra pela sua ação porque, nas palavras de Manuel Alegre, nesta nossa cidade «há sempre uma candeia, dentro da própria desgraça, há sempre alguém que semeia canções no vento que passa»”, destacou ainda o autarca, salientando que Coimbra é “resiliente, informada, solidária, ativa e, acima de tudo, respeitadora do seu passado, mas consciente de que o futuro já está hoje a ser construído por cidadãos e cidadãs, pelas associações e pelas empresas, por todas e todos nós”.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste entendimento, continuou Manuel Machado, “homenageando as entidades que, de entre muitas outras, se têm destacado na vida da nossa cidade, a Câmara Municipal encoraja todos os demais que, com o seu labor e prestígio, têm contribuído para o engrandecimento de Coimbra e sua Região e presta um dever geral de gratidão à ação meritória das entidades que a seguir referenciamos”.

As distinções honoríficas do Município de Coimbra têm por finalidade homenagear publicamente pessoas singulares ou coletivas, nacionais ou estrangeiras, que contribuam para a elevação e dignificação deste Município, bem como aquelas que se distingam dos demais pelo seu reconhecido mérito, prestígio, cargo, ação, serviços ou contributos em prol da comunidade, conforme o disposto no Regulamento Municipal das Distinções Honoríficas (Edital n.º 23/2015).

PUBLICIDADE

Assim, a CM Coimbra aprovou por unanimidade a atribuição Medalha da Cidade, Grau Ouro, ao jornal Diário de Coimbra, ao IPO de Coimbra, e à APPACDM, e a atribuição da Medalha de Mérito Empresarial, Grau Ouro, às empresas Bluepharma e Feedzai. A entrega destas condecorações vai decorrer no âmbito da sessão solene do Dia da Cidade de Coimbra, que se celebra a 4 de julho em honra de Isabel de Aragão, Rainha Santa e padroeira da cidade, e que vai ter lugar na antiga igreja do Convento São Francisco, com início pelas 10h30.

A autarquia afima que o “Diário de Coimbra fui fundado a 24 de maio de 1930, mantendo 91 anos depois a sua linha editorial de origem, continuando ao serviço das populações e dos seus leitores. Fundado por Adriano Viegas da Cunha Lucas (1883-1950), o Diário de Coimbra é, de acordo com o seu Estatuto Editorial, um diário generalista “que tem como missão principal levar ao leitor a informação do que mais relevante se passa em Coimbra, na Região das Beiras, em Portugal, na Europa e no Mundo, com verdade, seriedade e rigor”. É hoje o mais antigo diário português que se mantém na família do seu fundador. Hoje, o Diário de Coimbra é uma referência na imprensa regional portuguesa, pela sua longevidade, qualidade e pelos valores da liberdade, da independência, da ética, da fraternidade e da solidariedade que proclama e defende. Valores esses que ganham uma especial e crescente relevância num mundo em que, um pouco por toda a parte, ganham força os movimentos populistas, as campanhas de desinformação e a propagação das chamadas fake news, pondo em causa o próprio papel do jornalismo e a credibilidade dos jornalista”.

Referir o IPO de Coimbra é, em primeiro lugar, falar do Prof. Doutor Francisco Gentil que viu concretizada uma das suas ambições, quando a 29 de dezembro de 1927, foi inaugurado o Instituto da Luta contra o Cancro em Portugal. Cerca de 30 anos depois, o Prof. Doutor Luís Raposo defende a criação de um centro anticanceroso capaz de dar resposta à população do Centro. Esta realidade concretiza-se em 1953, com a aquisição de uma pequena vivenda – o 1.º edifício sede do IPO de Coimbra. Depois das obras de adaptação, o Centro dá início à sua atividade em 1962 e autonomiza-se relativamente a Lisboa em 1977. Da pequena vivenda até aos nossos dias, o IPO de Coimbra tem crescido e tem-se modernizado, sendo que o futuro continua auspicioso com um volume de investimentos em curso muito significativo.

Por sua vez, a APPACDM de Coimbra é uma Instituição Particular de Solidariedade Social criada em 1969 com o objetivo de desenvolver serviços de apoio à pessoa com deficiência intelectual. A instituição apoia mais de 1200 cidadãos com deficiência intelectual entre os concelhos de Arganil, Cantanhede, Montemor-o-Velho e Coimbra, contando com cerca de 300 profissionais altamente dedicados nos seus recursos humanos. Tem como principal missão “criar condições para que cada pessoa com deficiência mental (ou em situação de exclusão) possa atingir a sua plenitude como ser humano e social, potenciando a sua individualidade e consolidando a sua participação efetiva na sociedade”.

Já a Bluepharma é uma empresa farmacêutica, de capitais portugueses, com sede em Coimbra, tendo iniciado a sua atividade em fevereiro de 2001, na sequência da aquisição, por um grupo de profissionais ligados ao setor, de uma das melhores e mais modernas unidades industriais do país, adquirida à multinacional alemã Bayer. A Bluepharma olha para o futuro, concentrando os seus esforços no fabrico, investigação, desenvolvimento e comercialização de medicamentos. A Bluepharma comemora este ano os seus 20 anos, com um grande volume de investimentos em novos espaços do concelho de Coimbra, e numa ação de cooperação e colaboração com a Câmara Municipal de Coimbra, com destaque para as suas instalações em São Martinho do Bispo, juntando as suas necessidades ao compromisso de reabilitação urbana, como exemplo das novas instalações na Estrada de Eiras, como olhando para o futuro a curto e médio prazo, na reabilitação das antigas instalações da “Poceram”, em Cernache, criando o seu novo “Parque Bluepharma”.

Por fim, a Feedzai, é uma empresa de Coimbra, fundada em 2008, que deu os primeiros passos no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e esteve incubada no Instituto Pedro Nunes (IPN), onde está sedeada para combater a fraude nos pagamentos com recurso à inteligência artificial e machine learning. Em fevereiro de 2018 foi destacada pela Forbes como uma das 50 startups de tecnologia financeira com maior potencial na Europa, de origem portuguesa, tendo atingido o feito histórico de investimento, tornando-se assim uma empresa “unicórnio”. Este marco é ainda mais assinalável por tornar a Feedzai na primeira empresa fundada por portugueses e sediada em Coimbra, que alcança este feito e estatuto de valor de mercado.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE