Coimbra

Câmara aprova valorização do Largo da Sé Velha

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 08-10-2018

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra aprovou por unanimidade o projeto de execução da Requalificação do Largo da Sé Velha, uma intervenção integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra e que visa valorizar uma das zonas mais notáveis do centro histórico da cidade. A proposta estima um orçamento de 690 mil euros para a realização da obra.

PUBLICIDADE

Sidónio Simões, director do Gabinete para o Centro Histórico, apresentou o projecto.

A Câmara Municipal de Coimbra promete avançar com a valorização de uma das zonas mais emblemáticas do centro histórico, o Largo da Sé Velha, aumentando a sua funcionalidade, mas mantendo a genuinidade do espaço.

A autarquia pretende otimizar a relação do espaço público com o edificado, corrigindo os elementos e as intervenções dissonantes que foram realizadas ao longo do tempo e apostando na melhoria da mobilidade pedonal, nomeadamente através da introdução de passadeiras de conforto nas ruas que confluem para o Largo e a criação de múltiplos atravessamentos em passadeira lajeada.

PUBLICIDADE

publicidade

Toda esta rede de atravessamentos, com novas possibilidades de percursos, vai conferir maior conforto ao espaço e reforçar a densidade de lajeado nas zonas mais importantes do monumento, a escadaria e a Porta Especiosa.

Recupera-se, assim, a ideia de praça, organizando e estruturando o espaço público, dando mais protagonismo ao peão, exaltando o edificado e permitindo um usufruto pleno do enquadramento urbano do lugar.

PUBLICIDADE

Uma decisão tomada durante a revisão da proposta de requalificação do Largo da Sé Velha, na fase de desenvolvimento do estudo prévio, foi a de preservar a topografia atual do espaço, o que levou a redesenho da sucessão de patamares do lado norte, entre a Rua dos Coutinhos e a Rua do Cabido, de forma a que este conjunto não avançasse tanto sobre o Largo.

Outra proposta efetuada durante a revisão do projeto foi a de reforçar o número de contentores de recolha de lixo associados a suportes fixos, de forma a esbater a sua presença na leitura do espaço, mas garantindo uma resposta a esta problemática revelada na fase de inquérito que decorreu antes da intervenção.

A empreitada tem um custo estimado a 650 mil euros e contará com um cofinanciamento de 85%, no âmbito do Portugal 2020.”

Ouça o que foi dit0 neste ponto:

Esta é uma promessa do primeiro mandato desta “reencarnação” de Manuel Machado, mas o PSD recorda que a ideia é do seu tempo de governação em Coimbra, acrescentando que o projecto é de 2012, com financiamento na altura consagrado, no âmbito do Programa Reabilitar para Arrendar.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE