Vamos

Câmara apoia realização do VII Ciclo de Concertos de Coimbra com mais de 35 mil euros

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-04-2022

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, uma proposta para a atribuição de um apoio financeiro de 25.000 euros à CulturXis – Associação de Desenvolvimento Artístico – CXACC destinado à realização do VII Ciclo de Concertos de Coimbra, que decorre de 5 a 8 de maio em vários espaços da cidade. A proposta inclui, ainda, a isenção de pagamento de taxas e impostos municipais no valor de 5.286,70 euros. Refira-se que será ainda dado a conhecer na mesma reunião uma outra proposta de apoio à promoção do evento, já ratificada, que inclui a isenção de pagamento de taxas e impostos municipais, no valor de 6.347,50 euros.

PUBLICIDADE

O VII Ciclo de Concertos de Coimbra, que se rege pelo mote “A cidade, a música e o tempo”, vai decorrer de 5 a 8 de maio em vários locais emblemáticos da cidade de Coimbra. A iniciativa inclui oito concertos, cinco desses gratuitos, que passam pela 4.ª Sinfonia de Tchaikovsky até à reinterpretação dos cânones e ensinamentos clássicos da Rhapsody in Blue, de George Gershwin. Entre esses, estão também previstos encontros com Rachmaninoff, com Schubert e com o violoncelista Pavel Gomziakov, que tocará num instrumento de 1703, que pertenceu ao compositor Bernhard Romberg.

“A VII edição do Ciclo de Concertos de Coimbra afigura-se-nos como uma das melhores oportunidades para celebrar Coimbra naquela que é considerada a primeira de todas as artes – a música. E, ao conjugarmos essa mesma arte intemporal com os locais de memória da cidade, estamos a dar-lhes vida, evocando em simultâneo o seu passado, presente e futuro.”, considera o presidente da CM Coimbra, José Manuel Silva. 

PUBLICIDADE

O ciclo de Concertos conta, ainda, com uma programação específica para as escolas (assumida pela Orquestra de Sopros de Coimbra) e com o Fórum Saber Ouvir, que decorreu nos passados dias 27, 28 e 29 de abril no Museu Nacional Machado de Castro, com três tertúlias e vários convidados ligados às artes conimbricenses. 

O ciclo de Concertos de Coimbra é coorganizado pela associação Culturxis e a Orquestra de Sopros de Coimbra, conta com o Alto Patrocínio do Presidente da Républica, e é financiado pela Dgartes e pela CM Coimbra. Toda a informação sobre a programação e bilheteira pode ser consultada no www.cicloconcertoscoimbra.com, nas redes sociais e na ticketline.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE