Cidade

Câmara apoia nove instituições sociais de Coimbra com 129 mil euros

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 19-12-2019

Câmara apoia nove instituições sociais de Coimbra com 129 mil euros

PUBLICIDADE

O executivo da Câmara Municipal (CM) de Coimbra vai analisar e votar, na sua reunião de segunda-feira, nove propostas de apoios financeiros a outras tantas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, no valor global de cerca de 129 mil euros, a atribuir no âmbito do Regulamento Municipal para Atribuição de Apoios na Área Social (RMAAAS). As IPSS contempladas são o CULTURAL – Associação de Apoio Social e Desenvolvimento das Casas Novas (35.750,02 euros); a ACERSI – Associação das Cozinhas Económicas Rainha Santa Isabel (27.077,16 euros); o Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra (4751,99 euros); a Associação APOJOVI (16.610,39 euros); a Associação Olhar 21 (5151,50 euros); a ADAV – Associação de Defesa a Apoio da Vida (13.559,53 euros); a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa (12.797,17 euros); o Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra (9350 euros); e o Centro Social e Cultural 25 de Abril (3750 euros).

A verba atribuída destina-se a apoiar projetos sociais, obras de construção e beneficiação de espaços, a aquisição de material ou atividades a desenvolver pelas IPSS. A maior fatia destes apoios, de 35.750,02 euros, será para comparticipar a segunda fase das obras de edificação do equipamento do CULTURAL, o que possibilitará “à comunidade, especialmente a que reside na União das Freguesias de S. Martinho do Bispo e Ribeira de Frades, um equipamento para desenvolver diversas atividades de cariz social e de animação para a população, especialmente idosos, num espaço polivalente”, lê-se na informação que vai à reunião de Câmara. Recorde-se que a autarquia já apoiou financeiramente a edificação da primeira fase deste equipamento, com 19.980,48 euros.

PUBLICIDADE

A ACERSI solicita um apoio financeiro para a reabilitação de parte interior do edifício/sede, com o objetivo de criar um gabinete de atendimento para cidadãos em situação socioeconómica e habitacional precária e/ou inexistente, principalmente em situação de sem-abrigo, e para o desenvolvimento da atividade de resposta do Refeitório Social. Esta resposta social é direcionada a famílias carenciadas e tem, neste momento, capacidade para 500 pessoas. O apoio municipal, calculado segundo os critérios do RMAAAS, é então de 27.077,16 euros.

O apoio financeiro solicitado à autarquia pelo Centro Comunitário de Desenvolvimento e Solidariedade Social de Coimbra será para a aquisição de equipamentos e para pequenas obras de adaptação e conservação das suas instalações, visando “a melhoria do funcionamento e da capacidade de resposta”. O apoio da autarquia é de 4751 euros.

PUBLICIDADE

publicidade

Já a Associação APOJOVI, que desenvolve um alargado conjunto de atividades, projetos e serviços, dirigidos a todas as faixas etárias da população residente no concelho de Coimbra, solicita apoio para comparticipar a atividade desenvolvida. O apoio municipal – que neste caso, e de acordo com o RMAAAS, é de 16.610,39 euros – servirá, então, para promover o bem-estar e o desenvolvimento socioeducativo das crianças e jovens e para promover a qualidade de vida e a inclusão social da população idosa.

A Associação Olhar 21 também solicita apoio à sua atividade, que tem como objetivo promover e facilitar a inclusão e a participação social plena de pessoas com deficiência, em particular com Trissomia 21, nas várias etapas da sua vida. O apoio da autarquia é de 5151,50 euros.

Também a ADAV solicita apoio ao desenvolvimento da sua atividade, que é de referência no apoio às mulheres grávidas e mães em situação de vulnerabilidade social e/ou económica e respetivas famílias. A ADAV tem atualmente em funcionamento uma panóplia de projetos e serviços, que vão desde explicações académicas e formações parentais, até ao apoio psicológico e social. O apoio da autarquia é de 13.559,53 euros.

Já a Delegação de Coimbra da Cruz Vermelha Portuguesa solicita apoio financeiro para a aquisição de equipamento para o projeto Espaço ALMA Social, que tem como finalidade dar uma resposta dignificante às pessoas e respetivos elementos dos agregados familiares em situação de pobreza e exclusão social, através da disponibilização integrada de cinco serviços: aprendizagem e capacitação; loja social; lavandaria comunitária; mercadinho mais e ateliê criativo. O apoio da CM Coimbra, de acordo com o RMAAAS, é de 12.797,17 euros.

Já o Banco Alimentar Contra a Fome de Coimbra solicita apoio financeiro à sua atividade de recolha e distribuição de produtos alimentares, que apoia, durante todo o ano, muitas instituições no concelho de Coimbra. O apoio da autarquia é de 9350 euros, o que possibilitará que o município continue a dispor de uma instituição que possui uma organização logística profissional para a recolha e o encaminhamento de produtos alimentares, respetiva triagem e armazenagem, bem como controlo de qualidade e armazenamento em frio.

Por fim, o Centro Social e Cultural 25 de Abril solicita o apoio da autarquia para a realização do projeto “Reviver Coimbra, Capital de Portugal”, dirigido a crianças de agregados familiares com fragilidades sociais. O projeto tem como principais objetivos a promoção do conhecimento da cidade e a valorização do património arquitetónico de Coimbra. O apoio financeiro municipal, calculado segundo o RMAAAS, será de 3750

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE