Câmara adia “valorização” de ruas da Baixa de Coimbra

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-02-2018

O executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), na sua reunião desta segunda-feira,  optou por adiar a votação do  estudo prévio do projeto “Rua para Todos/Baixa – Valorização do Espaço Público e Modernização das Infraestruturas – Rua Direita e Rua da Nogueira”.

PUBLICIDADE

O Presidente da Câmara Municipal de Coimbra retirou este assunto da Ordem de Trabalhos depois de parte da oposição ter lamentando que o processo estivesse incompleto.

A análise e votação da iniciativa para estas duas artérias da baixa de Coimbra será retomada na próxima reunião.

PUBLICIDADE

rua direita

Esta requalificação está  inserida no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Coimbra, que pretende melhorar as acessibilidades na área de intervenção e modernizar as infraestruturas urbanas, e cuja estimativa de custo, efetuada nesta fase do projeto, é de 343.310 euros (mais IVA à taxa legal em vigor).

PUBLICIDADE

publicidade

A intervenção passa por melhorar as acessibilidades, renovar a pavimentação e reformular as infraestruturas na Rua Direita e na Rua da Nogueira, na Baixa de Coimbra. Pretende-se, pois, dotar as duas ruas “de pavimentos confortáveis ao trânsito pedonal, de mobiliário urbano adequado e modernizar as infraestruturas urbanas”, lê-se na informação que vai à reunião do executivo.

Para tal,  segundo a  CMC, vai ser realizada a repavimentação de toda a área de intervenção e será introduzida uma faixa de conforto mais generosa do que a existente, com materiais de maior resistência ao desgaste.

Relativamente às infraestruturas, prevê-se a renovação da rede de drenagem de águas pluviais (que irá permitir inverter a drenagem de águas pluviais para o centro da via, afastando a humidade dos edifícios); a renovação da rede de águas residuais; a renovação da rede de distribuição de água; e a reformulação das redes de abastecimento de energia elétrica (baixa e média tensão) e de telecomunicações, contemplando a passagem de cabos aéreos para subterrâneos, e o reforço da iluminação pública, com a adoção de uma solução de iluminação sustentável, que contribua para a segurança de pessoas e bens.

A intervenção faz parte do PEDU de Coimbra e pressupõe um cofinanciamento, no âmbito do Portugal 2020, de 85%.

Notícia em desenvolvimento

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE