Cidade

Calvão da Silva é o próximo Ministro da Administração Interna

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 27-10-2015

Dois conimbricenses no novo Governo de Pedro Passos Coelho. Calvão da Silva é o próximo Ministro da Administração Interna. Sucede Anabela Rodrigues, sua colega na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Margarida Mano é a próxima Ministra da Educação e Ciência.  Substitui Nuno Crato.

PUBLICIDADE

Cavaco Silva, Presidente da República, empossa o segundo Governo de Pedro Passos Coelho na próxima sexta-feira, pelas 12:00.

João Calvão da Silva nasceu em 20 de Fevereiro de 1952. Em 1970/71 matriculou-se na Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, tendo-se licenciado no ano de 1975, com a classificação final de 17 valores. Em Março de 2003 foi aprovado por unanimidade no concurso para Professor Catedrático.

PUBLICIDADE

De Junho de 1983 a Fevereiro de 1985, exerceu no IX Governo Constitucional as funções de Secretário de Estado Adjunto do Vice Primeiro Ministro, de Carlos Alberto da Mota Pinto.

Foi administrador  do Banco Totta & Açores,  do Banco Crédito Predial Português, Global Seguros e  da SIC. Foi Deputado da Assembleia da República até Outubro de 1999. Foi membro do Conselho Superior da Magistratura, eleito pela Assembleia da República ( até 2009).

PUBLICIDADE

Recordamos que Margarida Mano, para surpresa de muitos militantes do partido Social Democratas, foi cabeça de lista da coligação PáF no distrito de Coimbra.  Antes de aceitar este desafio era Vice-Reitora da Universidade de Coimbra.

Margarida Mano é Doutorada em Gestão pela Universidade de Southampton e Professora Auxiliar da Faculdade de Economia, onde exerce funções docentes desde 1986.

Das áreas de interesse científico destacam-se Gestão Estratégica, Qualidade na Administração Pública e Modelos de Governação na Educação, participando nestas áreas como especialista em diversos projetos internacionais.

A nível profissional é ainda de referir a experiência no setor privado, com colaborações e consultadoria em diversos organismos e o desempenho de funções de direção na banca, bem como na gestão universitária, enquanto Administradora e Pró-Reitora da Universidade de Coimbra

Com a saída de Margarida Mano para o Governo, existe a possibilidade de Ana Oliveira,  a 7 ª candidata a deputada,  regressar ao Parlamento. Para isso é necessário que Manuel Rodrigues (2º por Coimbra) continue como Secretário de Estado do novo Governo ou renuncie ao mandato de deputado que entretanto está a ser ocupado por Nuno Encarnação (6º).

A PáF elegeu 4 deputados em Coimbra ( Margarida Mano, Manuel Rodrigues, Maurício Marques e Fátima Ramos).

calvão

 

O Governo PSD/CDS é constituído por:

Pedro Passos Coelho – primeiro-ministro

Paulo Portas – Vice-Primeiro-Ministro
Maria Luís Albuquerque – Ministra de Estado e das Finanças
Rui Machete – Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros
José Pedro Aguiar-Branco – Ministro da Defesa Nacional
Luís Marques Guedes – Ministro da Presidência e do Desenvolvimento Regional
João Calvão da Silva – Ministro da Administração Interna
Fernando Negrão – Ministro da Justiça
Jorge Moreira da Silva – Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia
Assunção Cristas – Ministra da Agricultura e do Mar
Luís Mota Soares – Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social
Miguel Morais Leitão – Ministro da Economia
Leal da Costa – Ministro da Saúde
Margarida Mano – Ministra da Educação e Ciência
Rui Medeiros – Ministro da Modernização Administrativa
Teresa Morais – Ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania
Carlos Costa Neves – Ministro dos Assuntos Parlamentares

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE