Vamos

Cabeça volta a ser a aldeia de Natal mais típica e ecológica de Portugal

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 16-12-2021

Entre 18 de dezembro e 2 de janeiro, Cabeça, no concelho de Seia, volta a ser a aldeia de Natal mais típica e ecológica do país. O Natal é tão genuíno e puro como o ar que se respira na Serra da Estrela. Nesta Festa de Montanha, que este ano conta com a sua 9ª edição, o Pai Natal não está convidado, pois tudo é feito de recursos naturais e com a vontade e engenho das gentes da aldeia!

PUBLICIDADE

Há muito que os habitantes de Cabeça trabalham na mais peculiar e sustentável aldeia de Natal. Tudo é feito com as mãos sábias dos cerca de 170 moradores desta Aldeia de Montanha e com materiais da Natureza, como as giestas, as videiras, os pinheiros, folhas de fetos, lã das ovelhas bordaleiras, canas de milho, entre outros. Os materiais reciclados resultam das limpezas “cirúrgicas” das florestas do Parque Natural da Serra da Estrela e terrenos vizinhos.

Todo o trabalho é feito pela comunidade, com o empenho de todas as coletividades da aldeia, da Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede Aldeias de Montanha (ADIRAM) e do Município de Seia. Não há empresas envolvidas, são apenas os habitantes que se encarregam de dar corpo e alma à decoração desta festa natalícia.

PUBLICIDADE

A aldeia está em harmonia com o verdadeiro espírito natalício de comunhão, partilha e valorização de tradições, de que são exemplo a missa do Galo, a fogueira de Natal, a confeção de iguarias no forno comunitário e o Mercado de Natal com produtos regionais.

O cenário é único. Quem visita Cabeça nesta altura do ano pode vivenciar o verdadeiro Natal das gentes mais genuínas da montanha. As portas de casa dos habitantes estão abertas e dão vida ao pequeno mercado de Natal, as tasquinhas e as ruas são espaços em que a comunidade se funde com os visitantes. Mas, é ao entardecer que a magia acontece, com milhares de luzes de tecnologia led a iluminarem as ruelas e o casario típico desta Aldeia de Montanha (recorde-se que esta foi a primeira aldeia led do país, um contributo real para eficiência energética e promoção de economia de baixo carbono).

PUBLICIDADE

publicidade

Como por estes dias a afluência de público à aldeia de Cabeça aumenta, a comunidade elaborou, em articulação com as autoridades locais de saúde, um Plano de Contingência para fazer face aos riscos de contágio da COVID 19. Para acesso ao evento é obrigatória a apresentação do Certificado Digital COVID da UE ou apresentação de resultado de teste negativo para SARS-CoV-2.  Na visita à aldeia, mesmo nos espaços exteriores, a utilização de máscara é obrigatória. Serão também disponibilizados dispensadores de álcool gel à entrada / saída do evento, onde será feito o controlo de acesso.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE