Coimbra

“Cabeça, Aldeia Natal” tem o Natal mais ecológico do país

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-12-2018

 Depois da experiência francamente positiva dos anos anteriores, que levou milhares de pessoas à aldeia, os habitantes da Cabeça, no concelho de Seia, estão empenhados nos preparativos para acolher a sexta edição, que este ano se realiza de 15 de dezembro a 6 de janeiro, trabalhando diariamente e voluntariamente na conceção dos enfeites que vão decorar a aldeia nesta época natalícia.

PUBLICIDADE

Giestas, videiras, pinheiros (resultante de limpezas e desbastes florestais no Parque Natural da Serra da Estrela) e lã das ovelhas bordaleiras da serra da Estrela são os materiais usados para as estrelas, candelabros, grinaldas naturais e corações que cobrem as fachadas do casario típico em xisto, e que tem o visual completo com a utilização de luzes a led. Um cenário único no país, que convida os visitantes a percorrer as pitorescas ruas da aldeia que ostentam uma decoração simples e ecológica, mas muito criativa.

PUBLICIDADE

publicidade

Neste conceito, onde não há lugar para o Pai Natal, encontramos uma aldeia autêntica em que os habitantes abrem as portas das suas casas, transformando a aldeia e as suas ruas numa verdadeira Aldeia de Natal.

A visita à aldeia é complementada com tasquinhas de produtos regionais, artesanato, animação de rua e experiências inspiradas na história, saberes e sabores da serra da Estrela. Tradições como a missa do galo e a fogueira de natal nas ruas da aldeia, oficinas de cozinha no forno comunitário são algumas das atividades habituais. De destacar este ano os momentos musicais com um concerto de Natal com os Figo Maduro e com o grupo da aldeia “Balancé da Cabeça”.

PUBLICIDADE

O evento, que tem como princípio orientador o respeito pelas tradições e natureza, contempla ainda um conjunto atividades de que se realçam: um desfile de moda inspirado no tecido produzido de forma artesanal na serra da Estrela – o burel; ações de sensibilização para a preservação da floresta e a recuperação de animais selvagens; passeios fotográficos para a descoberta da aldeia; percursos pedestres interpretativos.

Considerando o sucesso da 1ª edição, a organização promove o 2.º Trail da Aldeia Natal (dia 16 de dezembro), um percurso de 14km que dá a conhecer uma das paisagens culturais mais emblemáticas da serra da Estrela, os socalcos da Aldeia de Cabeça e Casal do Rei. O valor angariado resultante da participação dos atletas reverterá na totalidade para ações de silvicultura e plantação de árvores autóctones.

A Cabeça, Aldeia Natal resulta de uma parceria entre o Conselho Diretivo dos Baldios da Cabeça, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede das Aldeias de Montanha (ADIRAM) e o Município de Seia, sendo uma das Festas que consubstancia o Plano de Animação da Rede.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE