Coimbra

Bussaco: Bosque de Nelson Mandela apresentado no dia 18 de julho

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 10-07-2019
A apresentação pública do projeto que visa a criação do Bosque Madiba, na Mata Nacional do Bussaco, um bosque que procura homenagear e perpetuar o legado de Nelson Mandela, está marcada para dia 18 de julho, às 15:00, na Sala dos Brasões, no Palácio do Bussaco, no concelho da Mealhada.
 
A apresentação contará com a presença de Ndaba Mandela, neto do ex-presidente da África do Sul e dirigente da Fundação Africa Rising. 

A data de lançamento do projeto do Bosque Madiba (18 de julho) coincide com o Dia Internacional Nelson Mandela, instituído pela Organização das Nações Unidas como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

PUBLICIDADE

O protocolo, que une a Fundação Mata do Bussaco, a Câmara Municipal da Mealhada e a Associação Patrulheiros e que foi assinado no passado dia 27 de junho, na Mealhada, prevê a criação do Bosque Madiba, um espaço único que será localizado numa das áreas destruídas pela passagem da tempestade Leslie em 2018 (junto ao Parque dos Leões, na Mata do Bussaco) e contará a história de vida de Nelson Mandela, usando, para o efeito, árvores autóctones. No local, serão plantadas 100 árvores, numeradas de 1 a 100, com momentos históricos do líder sul-africano, comemorando o centenário de um dos maiores símbolos dos Direitos Humanos no mundo. 

No Bosque Madiba, os visitantes poderão estar em perfeito convívio com a natureza do local, onde uma silhueta gigante de Mandela, criada no solo com materiais naturais reaproveitados, poderá ser vista do ar. 

PUBLICIDADE

publicidade

Associado ao Bosque há uma série de iniciativas a desenvolver, nomeadamente a criação do Parque POP – Programa Operacional Pedalar, que possibilitará aos mais novos darem os primeiros passos de bicicleta, e o desenvolvimento de um projeto de Educação Para a Cidadania intitulado “O legado de Mandela”, dirigido à comunidade escolar, durante o ano letivo 2019/2020. 

A Mealhada foi a grande vencedora na corrida para receber a instalação deste projeto único, sendo que uma das razões que determinou esta decisão teve a ver com a candidatura da Mata Nacional do Bussaco a Património Mundial da UNESCO e com o enorme esforço do Município e a Fundação Mata do Bussaco (FMB) em alcançarem este objetivo. Na perspetiva da FMB e da Câmara Municipal da Mealhada, o Bosque Madiba poderá alavancar a estratégia municipal de constituir um projeto diferenciador de atratividade e visibilidade para o concelho da Mealhada, a nível nacional e internacional. 

PUBLICIDADE

A inauguração do bosque acontecerá em julho de 2020. 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE