Coimbra

Mata do Buçaco com sons da Guiné-Bissau ao Brasil

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-05-2016

A Fundação Mata do Buçaco (FMB) apresentou, hoje, o ciclo de concertos “Sons do Bussaco – Músicas do Mundo”, que começa no dia 4 de junho, às 21.30 horas, no Convento de Santa Cruz, na Mata Nacional do Buçaco (Luso, Mealhada), com o espetáculo de Kimi Djabaté (Guiné-Bissau), e termina no dia 24 de setembro com a banda Le Skeleton Band (França).

PUBLICIDADE

bussaco

“Sons do Bussaco”, uma produção conjunta da FMB e da Motivos Alternativos Associação Cultural (MAAC), que conta com o apoio da Fundação Luso, promete reunir, num mítico espaço do século XVII, outrora casa dos Carmelitas Descalços, alguns dos mais emblemáticos artistas da “World Music”, uma amálgama de culturas artísticas que prometem surpreender o público que acorrer ao Buçaco nos dias 4 de junho, 9 de julho, 6 de agosto e 24 de setembro.

Há um potencial enorme no interior destes 105 hectares de floresta que é preciso ‘vender’. E este ciclo de músicas do Mundo é garantidamente um importante passo para levar mais longe o nome da Mata Nacional do Buçaco, que possui uma incomensurável riqueza histórica, ambiental, cultural, religiosa, militar e arquitetónica”, disse o presidente da FMB, António Gravato, na apresentação do “Sons do Bussaco”.

Pedro Seixas, da MAAC, destacou, do cartaz de concertos, desde logo Kimi Djabaté, por ser o músico guineense o responsável por abrir o ciclo e apresentar, no Convento de Santa Cruz do Buçaco, o seu mais recente trabalho discográfico.

PUBLICIDADE

publicidade

Já o presidente da Junta de Freguesia do Luso, Claudemiro Semedo, salientou a importância dos eventos que têm decorrido na Mata Nacional do Buçaco para o engrandecimento da economia local. “Ainda no sábado passado, à noite, eu próprio, que sou dono de um restaurante no centro da vila, tive a casa cheia com clientes que vieram assistir ao concerto de tributo a Genesis e Peter Gabriel, que decorreu nos Jardins do Palace. É sempre muito bom haver esta dinâmica de eventos, porque as pessoas visitam-nos e acabam por dormir nas unidades hoteleiras da nossa freguesia e fazer as suas refeições por cá”, afirmou o autarca.

Noémia Calado, da Fundação Luso, afinou pelo mesmo “diapasão”, assumindo-se orgulhosa da instituição que representa estar associada a “um projeto tão apelativo”.

PUBLICIDADE

 

PROGRAMA

 

Sábado, 4 junho, 21h30

Kimi Djabaté (Guiné-Bissau)

https://www.youtube.com/watch?v=oQwXPIFWHqo 

 

Sábado, 9 Julho, 21h30 

Grutera (Portugal)

https://www.youtube.com/watch?v=tge3k98LQXo 

 

Sábado, 6 Agosto, 21h30 

Felipe Antunes (Brasil)

https://www.youtube.com/watch?v=S57mqIn7LqU 

 

Sábado, 24 Setembro, 21h30

Le Skeleton Band (França)

https://www.youtube.com/watch?v=xcbC6O52480 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE