Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Empresas

Bruxelas anuncia medidas de apoio ao setor do vinho

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 30-04-2020

A Comissão Europeia vai autorizar a destilação e armazenamento de vinho e aumentar a taxa de cofinanciamento para ajudar o setor a enfrentar a grave crise provocada pela covid-19.

PUBLICIDADE

Os apoios para o setor do vinho incluem-se num pacote de medidas que o comissário europeu Janusz Wojciechowski apresentou hoje à comissão de Agricultura do Parlamento Europeu.

PUBLICIDADE

publicidade

“Não há tempo para entrar em todos os pormenores, mas deixem-me assegurar-vos que a nossa proposta assegura que um beneficiário possa receber tanto a ajuda à armazenagem de crise como a ajuda à destilação de crise para diferentes lotes de vinho”, disse o comissário, que interveio por videoconferência, remetendo os pormenores para o anúncio formal das medidas, na próxima semana.

O setor do vinho tem sido particularmente atingido com o encerramento de restaurantes e bares, as quebras no turismo e as restrições impostas às importações de produtos europeus pelos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Bruxelas irá ainda aumentar a taxa de financiamento de todas as medidas de ajuda ao setor, garantiu o comissário, adiantando também que as organizações de produtores terão flexibilidade na gestão dos programas operacionais, incluindo a possibilidade de os suspender ou alterar, de modo a melhor enfrentarem a crise da covid-19.

Por outro lado, tanto no setor das frutas e produtos hortícolas como no vitivinícola, a Comissão adaptará o seu quadro jurídico atual de modo a permitir a reorientação de recursos para fazer face às consequências da pandemia, “fundos que de outra forma se teriam perdido” para os viticultores e produtores de frutas e produtos hortícolas, acrescentou Wojciechowski.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com