Região

Branco coloca Bairrada em lista dos 100 melhores vinhos

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 29-11-2021

Já é conhecida a tão aguardada ‘Wine’s Spectator TOP 100 Wines of 2021’, ou seja, a lista dos 100 melhores vinhos provados pela mais conceituada revista norte-americana ao longo deste ano, e um deles é orgulhosamente Bairrada. Falamos do ‘Nossa Calcário Bical branco 2019’, que obteve 93 pontos e foi agora catapultado para esta criteriosa e ambiciosa seleção vínica mundial, na posição 31. Nascido no seio do projeto de vinhos Filipa Pato & William Wouters, a sua autoria cabe à enóloga Filipa Pato, que este ano celebra 20 anos de carreira.

PUBLICIDADE

Passo a passo e de forma cada vez mais consistente, a Bairrada vai granjeando de reconhecido mérito junto da crítica, nacional e internacional, captando assim mais adeptos que, ao provarem, se rendem à singularidade dos sabores vínicos bairradinos. Vinhos com origem, selo de certificação e de garantia de qualidade DO Bairrada e IG Beira Atlântico, que assim ajudam a valorizar o que de melhor a região tem, nesta que é uma atividade de primeira linha, elevando-a e às suas gentes.

Para Filipa Pato, este reconhecimento tem um significado “gigante” e é, sem dúvida, um marco na sua carreira e, até, na sua vida! Um momento que ficará por muitos e bons anos na sua memória. Quando, em 2001, se iniciou como produtora independente de vinhos, estava longe de imaginar que algo desta dimensão pudesse acontecer. “Depois de verificar a lista sinto-me ainda mais honrada por estar na excelente companhia de um grupo muito distinto de produtores de vinho de classe mundial. Para alguém que vem de uma pequena e encantadora aldeia, chamada Óis do Bairro, na região de vinhos Bairrada e num cantinho do Centro Norte de Portugal, isto parece surreal!! Ser um dos três produtores que representam o nosso país nesta lista é simplesmente extraordinário. Sinto orgulho pela na minha região e no meu país. Tive muita sorte por ter nascido numa família de viticultores, mas sei que não estaria aqui sem o valioso contributo do meu marido e melhor amigo, William Wouters, que está sempre disponível para mim e me apoia há muitos anos! Percorremos juntos um longo caminho. Agradeço também aos nossos dois maravilhosos filhos e a toda a nossa equipa: Cristina, Rosa, Maria José, Linda, Carlos, João G e João S..”, afirmou, orgulhosamente e ao mundo, nas suas redes sociais.

PUBLICIDADE

publicidade

O vinho em questão é o ‘Nossa Calcário Bical branco 2019’, um vinho certificado com Denominação de Origem (DO) Bairrada que já havia sido agraciado com 91 pontos por Mark Squires, para a Robert Parker Wine Advocate, e 92 pontos pela Wine & Spirits. De ponto em ponto, foi agora a vez da Wine Spectator distingui-lo com 93 pontos e um 31.º lugar no TOP 100 de 2021. Feito apenas com Bical, uma casta autóctone e muito querida na Bairrada Bical, para a crítica de vinhos Gillian Sciaretta este é um branco muito elegante, no qual sobressaem aromas de creme de limão, abacaxi e flores brancas. Com um corpo médio, a boca confirma a elegância, num binómio entre pureza e mineralidade bem presente. Apresenta notas de tangerina, camomila, especiarias e algum herbáceo. Um vinho para beber agora ou guardar até 2030!

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE