Coimbra

Bot Olympics: Coimbra acolhe competição de robótica para alunos do ensino básico ao superior

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-01-2020

Bot Olympics: Coimbra acolhe competição de robótica para alunos do ensino básico ao superior

Coimbra volta a acolher entre segunda e quinta-feira a Bot Olympics, “a maior competição de robótica da região Centro do país”, com a participação de alunos do ensino básico ao universitário, anunciou a organização.

PUBLICIDADE

O evento apresenta “três provas, para diferentes estudantes, oriundos do norte ao sul do país”, com uma prova dedicada a alunos do 3.º ciclo do ensino básico, outra do secundário e uma terceira do ensino superior, referiu a organização, em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

Na sexta edição do Bot Olympics, a competição decorre nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro no Departamento de Engenharia e de Computadores da Universidade de Coimbra, no Pólo II, sendo a final da competição na praça central do Alma Shopping, no dia 16 de fevereiro , onde no dia anterior também haverá um “programa paralelo aberto a todo o público”.

PUBLICIDADE

publicidade

“É uma competição única em Portugal, pois reúne participantes de uma larga faixa etária que, durante quatro dias dedicados à programação e a diferentes desafios, preparam-se para serem postos à prova e a um respetivo júri na final”, salienta a organização.

Segundo a página de internet da competição, o evento decorre em “ambiente de ‘hackathon’ [maratona de programação], durante quatro dias, onde os participantes têm de desenvolver formas de atingir os objetivos de cada uma das provas”.

PUBLICIDADE

Na prova para alunos do ensino superior, os participantes têm de desenvolver um robô que detete fogo numa divisão de uma casa e o apague, já os do secundário têm de criar um robô que atravesse uma pista com vários obstáculos, prova semelhante para os alunos do ensino básico, mas com outra linguagem de programação.

O evento é organizado pelo Núcleo de Estudantes de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, em parceria com o Clube de Robótica da Universidade de Coimbra.

De acordo com a página da internet da competição, já participaram mais de 400 alunos de mais de 30 escolas em edições anteriores.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE