Educação

Book In Loop traz economia partilhada aos manuais escolares

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 23-02-2016

215 euros é o valor médio gasto por cada família anualmente na hora de comprar os manuais escolares de um filho.

PUBLICIDADE

Book-in-Loop-UC

Criada por três jovens portugueses, a Book in Loop é uma start-up incubada no Instituto Pedro Nunes – criado pela Universidade de Coimbra para promover o empreendedorismo inovador, a ciência e a tecnologia –, que conta com a experiência logística da Urbanos.

Regra geral, ao fim de 10 meses de aulas os livros são guardados e não voltam a ter utilidade. Este processo repete-se, ano após ano e, contas feitas aos 12 anos de escolaridade obrigatória, são mais de 2500 euros gastos só em manuais que, tantas vezes, acabam por ficar na prateleira apesar de estarem em boas condições de utilização.

PUBLICIDADE

É com o objectivo de combater estes desperdícios que nasce a Book in Loop, uma plataforma online 100% portuguesa que, com a colaboração de parceiros logístico e académico, recebe manuais escolares usados, submete-os a um controlo de qualidade e, caso estejam utilizáveis, coloca-os à venda por menos 60% do preço dos manuais novos.

Pensado por jovens que experienciaram esta realidade na primeira pessoa, o projecto pretende trazer o princípio da economia partilhada ao sector dos manuais escolares, rentabilizando os livros já utilizados e reduzindo o encargo das famílias com a educação dos seus filhos, promovendo ainda uma consciencialização de índole ecológica e ambiental.

PUBLICIDADE

publicidade

A empresa conta já com o apoio da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e a Associação de Empresas Familiares e prevê firmar outras parcerias nacionais a curto prazo com vista à consolidação e expansão do negócio.

 Como funciona?

O processo é simples: quem tiver manuais usados em boas condições acede a www.bookinloop.com e vê onde se situam os pontos de recolha em que pode entregar gratuitamente os livros, ou pede à Book in Loop que os vá recolher ao domicílio.

Os manuais entregues passam por um controlo de qualidade a fim de garantir as condições de utilização e, antes do início do ano lectivo, são colocados à venda no website. Nesta altura, as famílias acedem novamente à nossa plataforma, identificam o estabelecimento de ensino e o ano escolar do(s) filho(s) e encomendam os livros, que poderão igualmente ser recolhidos num ponto ou entregues à sua porta num horário conveniente.

Quanto se poupa?

Na Book in Loop há duas formas de poupar: comprando e vendendo. Ao comprar, os manuais usados são vendidos a menos 60% do preço de novos – por exemplo, se um livro custa 25 euros novo, o usado da Book in Loop custará 10 euros.

Ao vender, recebe até 20% do PVP original do livro em função das vendas, pois metade do valor da venda é equitativamente distribuído por todas as famílias que tenham entregue um manual com o mesmo ISBN.

Por exemplo, se 10 famílias entregarem um determinado livro igual que seja vendido na plataforma a 10 euros, cada família receberá 50 cêntimos cada vez que um destes livros for vendido, mas se for vendido todo o stock deste manual, quem o entregou receberá o valor total (os 5 euros). Esse valor ficará em conta corrente, podendo ser usado na BiL ou resgatado pelo cliente.

Fazendo contas, uma família que gaste 215 euros por ano pode poupar 129 euros ao comprar os livros na plataforma e pode ainda reaver 20% do que gastou nos manuais do ano anterior se decidir entregá-los, um valor na ordem dos 40 euros. Isto significa que, ao fazer o loop completo de compra e venda, uma família poderá poupar até 80% nos manuais escolares, neste caso cerca de 170 euros.

Os 3 empreendedores já apresentaram o projecto em vários programas de televisão: 


Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE