Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Bombeiros profissionais discutem em congresso falta de efetivos em todo o país

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 12-04-2014

 A falta de bombeiros profissionais nas principais cidades portuguesas e capitais de distrito é dos principais temas em foco no 13.º Congresso da Associação Nacional de Bombeiros Profissionais (ANBP), que hoje começou em Faro, disse o presidente, Fernando Curto.

PUBLICIDADE

O dirigente associativo participou hoje na abertura do Congresso e, no final da sessão, disse à agência Lusa que este é um dos temas mais urgentes, porque “estão em falta cerca de 5.000 bombeiros profissionais em todo o país”.

Esta situação, segundo Fernando Curto, é provocada pela impossibilidade de a Associação e as câmaras, que têm bombeiros municipais, contratarem novos profissionais para substituir aqueles que saíram das corporações, “por aposentação ou por vontade própria, pedindo licenças sem vencimento ou rescindindo os contratos para emigrarem e irem para o estrangeiro”, à procura de melhores condições de vida.

PUBLICIDADE

publicidade

“Temos alguns pontos que têm a ver com a questão da falta de bombeiros profissionais em todo o país, que é imposta pelo Governo ao limitar a entrada de novos funcionários públicos, e estamos aflitos em relação a isso, e as câmaras também, porque estão a sentir dificuldades para fazer essa articulação”, afirmou.

Esta falta de bombeiros profissionais é sentida “pelos regimentos de sapadores bombeiros das grandes cidades, como Lisboa, Porto, Braga, Coimbra, Setúbal e Vila Nova de Gaia, mas também pelos bombeiros municipais de todas as capitais de distrito, desde Bragança a Faro”, acrescentou.

PUBLICIDADE

Por isso, este será um dos principais temas em foco no domingo, com a apresentação de moções ao Congresso, para votação.

No domingo, segundo e último dia do congresso, o ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, vai participar na sessão de encerramento.

Outro dos assuntos em discussão, vai ser um projeto de lei que “foi elaborado com o Ministério da Administração Interna [MAI], sobre a fusão das carreiras dos sapadores e dos municipais”, e que será analisado, no final do mês, numa reunião entre a secretaria de Estado da Administração Local, a ANBP e a Associação Nacional de Municípios Portugueses, que “tem que se pronunciar sobre a matéria como representante das câmaras municipais”, adiantou o presidente da ANBP.

Há também a “situação dos seguros dos bombeiros e da assistência hospitalar”, que a associação quer ver melhorada através do reconhecimento da atividade como profissão de risco, “permitindo obter mais vantagens em termos de seguros”.

O financiamento às câmaras é igualmente outro assunto na agenda do último dia do congresso. Fernando Curto considerou que as autarquias devem ter “dotações orçamentais específicas do Governo” para esta área.

Os trabalhos do congresso têm início, no domingo, às 09:30, devendo a votação das moções começar às 10:00. A sessão de encerramento, presidida pelo ministro Miguel Macedo, está marcada para as 17:30.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com