Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Bombeiros preocupados com possibilidade de incêndio de grandes proporções na Baixa de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 07-04-2022

Um incêndio deflagrou no restaurante Boteko, na Rua Direita, na Baixa de Coimbra, às 16:00 desta quinta-feira, e causou dois feridos. A ocorrência foi fictícia e serviu para treinar a articulação entre as várias corporações de bombeiros. O simulacro foi realizado no âmbito do 133º aniversário dos Bombeiros Voluntários que se mostram preocupados com a possibilidade de um fogo de grandes proporções nesta zona da cidade.

PUBLICIDADE

Desta vez correu tudo bem, tanto no simulacro que os bombeiros fizeram durante a tarde, como num fogo real registado de manhã, ambos na Baixa de Coimbra. Mas esta zona é “um barril de pólvora” devido aos becos e ruas estreitas e aos materiais usados na construção de casas antigas e apinhadas. “É uma preocupação muito grande, quer a Baixa quer a zona histórica. Sou defensor de que devemos ter equipamentos, meios e mais especialização porque uma ocorrência a sério, de grandes proporções, seria um flagelo”, disse aos jornalistas o recém eleito presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Coimbra, João Vasco Ribeiro, no final do exercício.

O simulacro procurou “treinar não só a capacidade operacional, das três corporações (Voluntários de Coimbra, Voluntários de Brasfemes e Sapadores de Coimbra) mas também “treinar e sensibilizar os comerciantes da Baixa para esta temática da segurança contra incêndios”, sublinhou Nelson Antunes, comandante da corporação de Voluntários da cidade. O responsável defende a existência de uma “boa cultura de segurança” e que “toda a população deve ser um agente de proteção civil”. 

PUBLICIDADE

publicidade

Para o comandante , é fundamental que numa zona como a Baixa haja formação em primeiros socorros e na utilização correta de extintores. Por isso, a corporação, também no âmbito dos festejos dos 133 anos, realiza no sábado dois workshops gratuitos dedicados a estas temáticas e que têm inscrições abertas online.

Se há quem conheça bem os riscos da Baixa são os Voluntários que têm o quartel instalado em plena Avenida Fernão de Magalhães. Quando há incêndios, recorrem a “veículos mais estreitos, mais pequenos, capacitados para o acesso, mas que têm menos capacidade de água”, explica Nelson Antunes, defendendo que é fundamental que quem já está no terreno, como os comerciantes e os moradores possam estar sensibilizados para minimizar os riscos. 

PUBLICIDADE

Questionado pelo NDC sobre a capacidade de abastecimento de água no local do simulacro, o comandante confirmou que esta “existe, tem boa pressão e bom caudal”.

A celebração dos 133 anos dos Voluntários de Coimbra termina no domingo, com a inauguração das novas instalações e uma cerimónia que conta, entre outras entidades, com a presença do Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, e do presidente da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil  (ANEPC), o general Duarte Costa.

Veja o direto NDC com o simulacro:

 

Veja o direto NDC com Nelson Antunes:

 

 

Veja o direto NDC com João Vasco Ribeiro:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com