Bombeiros de Anadia recebem viatura de combate a fogos florestais

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 30-10-2017

Os Bombeiros Voluntários de Anadia receberam hoje, 30 de outubro, frente aos Paços do Município de Anadia, uma nova viatura pesada de combate a fogos florestais, acontecimento a que assistiram a presidente e alguns vereadores da Câmara Municipal de Anadia e elementos da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia (AHBVA).

PUBLICIDADE

Nws_2017_205_1030_CMA_Bombeiros_f2

Trata-se de um veículo tanque tático florestal (VTTF), destinado ao combate de fogos florestais, cujo custo total rondou os 180 mil euros. A aquisição deste equipamento foi feita nos termos de uma candidatura apresentada pela associação ao Portugal 2020, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), que financiou a compra em 75 por cento. Os restantes 25 por cento foram suportados pela AHBVA, que recebeu do Município de Anadia um subsídio de mais de 17 mil euros, tendo contado igualmente com a ajuda de Manuel Carvalho, emigrante anadiense radicado nos Estados Unidos da América, que angariou uma verba de 25 mil euros para este efeito.

PUBLICIDADE

publicidade

A nova viatura, totalmente equipada com a mais recente tecnologia e com capacidade para sete mil litros de água, vem assim dotar o Corpo de Bombeiros de melhores condições de operacionalidade e de eficácia nas vertentes de atuação, a fim de proporcionar à população do concelho de Anadia uma resposta de qualidade.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, mostrou-se satisfeita pelo facto de a associação ter conseguido concretizar este objetivo de “dotar a corporação, com esta viatura” de que “bem precisam para o combate a incêndios florestais”.

PUBLICIDADE

A autarca considerou que as necessidades dos Bombeiros de Anadia passam também “pela requalificação das instalações”, cuja obra está em andamento, e que permitirá “dar mais condições de conforto aos ‘soldados da paz’”, e pela “substituição dos equipamentos, que têm vários anos e bastante desgaste, e ainda pela renovação do fardamento de proteção pessoal”.

De recordar que a Câmara Municipal de Anadia atribuiu à AHBVA, em abril deste ano, um apoio financeiro no valor de 350 mil euros, destinado a comparticipar a obra de requalificação do quartel da corporação, orçada em 655 mil euros, que conta também com financiamento dos Fundos Europeus.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE