Região

Bombeiro de folga salva mãe e filha do mar na Praia de Mira (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 16-11-2021
O bombeiro Luís Oliveira, de 35 anos, salvou duas mulheres da força do mar, na Praia de Mira. Estava de folga, a fotografar o pôr-do-sol, quando viu mãe e filha, de 83 e 56 anos, em apuros. Não pensou duas vezes e atirou-se à agua. 
“Elas estavam a molhar os pés, junto às rochas, quando veio uma onda e as empurrou contra o paredão”, relata o bombeiro de 3ª da corporação de Voluntários de Cantanhede, explicando que se tratava de “uma onda em V” que arrastou as mulheres.
A mulher mais nova ficou com “uma perna presa nas rochas e vários hematomas”,  foi resgatada pelo bombeiro de Cantanhede. A mãe, foi retirada do mar por “um popular que entretanto se foi embora”, relata o operacional que nunca mais deixou as mulheres. Chegou mesmo a dar-lhes duas camisolas que tinha vestidas para as aquecer.
“Elas estavam muito nervosas, alteradas, depois comecei a falar com elas e acalmaram”, conta Luís Oliveira que deu o alerta para o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU). Os Bombeiros Voluntários de Mira chegaram entretanto ao local e prestaram auxílio.
As duas mulheres, naturais e residentes na Mealhada, foram transportadas para o Centro Hospitalar da Universidade de Coimbra. A mais velha em estado de hipotermia e a mais nova com queixas na região lombar, cervical e membros inferiores.
“As duas já estão em casa de saúde. É essa a minha medalha”, congratula-se Luís Oliveira, bombeiro há uma década e que nunca tinha passado por uma situação como esta. O operacional não quer ficar com os louros todos e garante que “fez o que qualquer um faria” e que “o mérito é também do popular e dos colegas dos Bombeiros de Mira”.
“A atitude do bombeiro de 3.ª Luís Oliveira enche de orgulho o Corpo de Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Embora tenha estado no lugar certo à hora certa, foi a rapidez com que agiu que dá a esta história um final feliz”, lê-se numa nota da corporação.
“Para as duas mulheres que foram resgatadas da água, o Luís Oliveira é um herói. Para os Bombeiros Voluntários de Cantanhede o Luís é um exemplo de coragem e do que se entende ser um bombeiro voluntário”, salienta, na mesma nota, José Oliveira, comandante da corporação.

Veja o direto NDC, com o bombeiro de Cantanhede Luís Oliveira:

PUBLICIDADE

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE