Coimbra

Bolt em Coimbra com bicicletas e trotinetes para “democratizar o acesso à mobilidade sustentável”

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 17-04-2021

Bolt está a instalar em Coimbra uma frota de bicicletas e trotinetes elétricas para promover “o grande objetivo de democratizar o acesso à mobilidade sustentável a todas as pessoas”, avançou ao Notícias de Coimbra, Leonor Pinheiro, responsável por esta área da Bolt em Portugal.

PUBLICIDADE

O lançamento das trotinetes da empresa Bolt em Coimbra conta com condições especiais: “O custo para usar uma trotinete é calculado pela taxa de desbloqueio mais o preço por minuto e nesta primeira fase de lançamento o preço será de cinco cêntimos por minuto e não haverá taxa de desbloqueio. Exemplificando, uma viagem de 15 minutos fica apenas em 75 cêntimos que é um preço muito acessível”, disse a responsável.

A campanha será para todas as pessoas que residem em Coimbra e vai ter a duração de duas semanas após a data de início da circulação das trotinetes Bolt em Coimbra. “O nosso objetivo é democratizar o acesso à mobilidade sustentável em Coimbra e nas várias cidades portuguesas”.

PUBLICIDADE

Não será possível circular por toda a cidade, já que existem “zonas vermelhas” (em que é proibida a circulação de trotinetes) – “Esta áreas foram desenhadas em conjunto com a Câmara Municipal de Coimbra e nós temos spots um pouco por toda a cidade, ou seja, temos a zona da Universidade, do centro hospitalar, tudo com spots para garantir a acessibilidade das nossas trotinetes às pessoas”, explicou Leonor Pinheiro. 

PUBLICIDADE

publicidade

Quanto aos problemas que se têm verificado na utilização destes equipamentos, nomeadamente com atos de vandalismo e abandono das trotinetes na via pública, Leonor Pinheiro assegurou que foram tomadas medidas para sensibilizar os utilizadores “Criámos campanhas para informar sobre a forma de estacionar corretamente, criámos trotinetes que são bastante mais seguras e difíceis de vandalizar. Nós temos uma trotinete que foi desenhada e criada pela nossa equipa e temos sempre em conta que seja difícil vandalizar e destruir a trotinete”. 

A utilização das trotinetes “é muito simples” e para iniciar a viagem basta ter a aplicação da Bolt, que já é utilizada para o serviço de TVDE (transporte individual e remunerado de passageiros em veículos descaracterizados a partir de plataforma eletrónica). Posteriormente é aceder ao ícone da trotinete e será “possível ver o mapa da cidade com os pontos onde se encontram trotinetes”. 

As trotinetes da Bolt, de acordo com a responsável, diferenciam-se das restantes no mercado por serem mais leves “algumas pesam apenas 17kg”, por terem sido construídas para garantir uma uma maior aderência e viagens mais suaves e ainda pela autonomia”o facto de termos uma bateria que permite mais de 40 quilómetros com uma única carga”.

Quanto à crise sanitária que vivemos, Leonor Pinheiro, salientou que ao iniciar a viagem o utilizador é alertado, através de uma mensagem de voz, “para higienizar as mãos e para utilizar luvas durante o processo”.

A Bolt que está presente em mais de 85 cidades europeias está confiante nesta aposta em Coimbra “Começamos a assistir ao abrandamento das medidas de confinamento e nós queremos apelar às pessoas que voltem às suas rotinas e agora no verão nada melhor que uma trotinete para estar ao ar livre. Para além de que a trotinete é bastante segura, uma vez que não temos contacto direto com outras pessoas. Todos estes fatores nos deixam confiantes e nos levam a crer que as trotinetes da Bolt vão ser um sucesso em Coimbra”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE