Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Abriu em Coimbra o primeiro centro de recursos de Boccia em Portugal

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 20-12-2016

A Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC) abriu oficialmente ontem a Bocciateca, um centro de recursos para o boccia que é o primeiro do seu género a ser criado em Portugal.

PUBLICIDADE

boccia

Funcionando no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral, a Bocciateca permitirá a qualquer instituição interessada em fomentar o boccia sénior entre os seus utentes requisitar todos os equipamentos necessários.

PUBLICIDADE

publicidade

Através deste centro, a APCC – pioneira no boccia em Portugal – estará também disponível para dar formação a professores e outros técnicos, bem como outros apoios que sejam solicitados. O objetivo é estabelecer um programa estruturado para a prática do boccia sénior na região, aliando atividades desportivas, de lazer e de competição.

Na abertura da Bocciateca, que foi realizada formalmente pelo presidente da Direção da APCC, Antonino Silvestre, estiveram presentes utentes e técnicos da Associação, do Ateneu de Coimbra, da Santa Casa da Misericórdia de Condeixa-a-Nova e da Fundação ADFP, que participaram ainda no Encontro Final de Boccia Sénior, o terceiro e último de uma série de torneios informais organizados durante esta fase de lançamento do projeto.

PUBLICIDADE

O boccia sénior é uma vertente do boccia especialmente dirigida àquela população. Apresenta grandes benefícios para os seus praticantes, que vão desde a possibilidade de manter um estilo de vida ativo, à manutenção da capacidade funcional e autonomia física, bem como a melhoria da mobilidade articular, da força muscular e da motricidade fina. Tem também vantagens ao nível da capacidade de concentração, do equilíbrio, da coordenação motora e da própria capacidade intelectual.

A Bocciateca da APCC foi um dos projetos distinguidos na edição de 2015 do Prémio BPI Seniores, que reconhece e apoia iniciativas que promovam a melhoria da qualidade de vida e o envelhecimento ativo de pessoas com idade superior a 65 anos. O apoio financeiro então atribuído foi essencial para o desenvolvimento do projeto, permitindo a aquisição do material que agora é disponibilizado.

Na sua vertente competitiva, o boccia é dirigido a pessoas com deficiências motoras graves, mas que pode também ser praticada enquanto atividade de lazer. Foi introduzido em Portugal em 1993, durante um curso organizado pela APCC, que desde o ano seguinte participa regularmente com atletas em competições nacionais e internacionais.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com