Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Bluepharma e Universidade de Coimbra reeditam farmacopeia do século XVII (com video)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 14-12-2021

A Bluepharma, em parceria com a Universidade de Coimbra, lança a edição fac-similada da Pharmacopea Bateana, uma das primeiras obras que compilavam as substâncias e receitas de medicamentos do século XVII, e a primeira traduzida para português por D. Caetano de Santo António, em Coimbra.

PUBLICIDADE

A Sala de São Pedro da Biblioteca Geral foi o cenário escolhido para João Rui Pita, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, apresentar a reedição e revelar alguns pormenores da obra, como alguns tratamentos descritos à época. (veja o video)

Publicada pela primeira vez em 1690 pelo prestigiado clínico britânico George Bate, a Pharmacopea Bateana chega a Portugal em 1713 numa tradução de D. Caetano de Santo António, que explica mesmo porque se decidiu avançar com este trabalho: lendo a achei nela tão excelentes receitas que as comuniquei a alguns sapientíssimos Professores assim da Medicina, como da Pharmaceutica, os quaes me pediram as mandasse imprimir. A reedição agora conta ainda com alguns tópicos importantes que D. Caetano, com base na sua experiência profissional, acrescentou ao original.

PUBLICIDADE

publicidade

No ano em que celebra 20 anos de história, a Bluepharma reafirma o compromisso para com um projeto que teve início em 2014 e prolongar-se-á por mais dois anos. No total, dez farmacopeias serão reeditadas, numa seleção de João Rui Pita, professor universitário de Farmácia.

Recordando que a inovação é o que move a Bluepharma, Paulo Barradas Rebelo revelou que “a partilha de conhecimento histórico é fundamental. Reconhecemos e respeitamos o contributo dos nossos antepassados, que nos trouxe até ao momento presente, e consideramos importante celebrá-lo sempre com os olhos postos no futuro.”

PUBLICIDADE

Na sessão participaram também, Delfim Leão, vice-reitor da Universidade de Coimbra, João Gouveia Monteiro, diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, e Alexandre Dias Pereira, diretor da Imprensa da Universidade.

Este é o oitavo lançamento que integra um projeto de reedição de dez farmacopeias portuguesas emblemáticas, numa colaboração com a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e a Imprensa da Universidade de Coimbra. Trata-se da reedição de um conjunto de livros que foram sendo editados ao longo dos séculos e que continham a lista de produtos para tratamentos, receitas e formulas de medicamentos, então produzidos nas farmácias e utilizados pelos médicos para tratar os doentes.

Veja a apresentação da reedição Pharmacopea Bateana no direto Notícias de Coimbra.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com