Educação

Bissaya Barreto abriu a bolsa para 16 estudantes

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 28-05-2014

A Fundação Bissaya Barreto prevê um aumento de candidaturas à bolsa social “Não Desistas”, destinada a estudantes que frequentem o ensino superior em Coimbra, depois de ter registado 50 candidaturas em 2013.

PUBLICIDADE

“Há um número muito preocupante de alunos que está em risco de desistir e, por isso, prevê-se um aumento do número de candidaturas”, sublinhou Fátima Mota, assessora da área social da Fundação Bissaya Barreto (FBB), explicando que o facto de ser a segunda edição da bolsa também pode influenciar esse aumento.

A bolsa foi lançada em 2013, registando 50 candidaturas, que resultaram em 16 bolsas de 300 euros ao longo de 10 meses (um total de 3.000 euros por estudante).

PUBLICIDADE

publicidade

Procura-se apoiar os alunos “que não tenham qualquer tipo de apoio e que se encontrem numa situação financeira grave”, informou.

De acordo com Fátima Mota, é dada preferência aos estudantes “que já frequentam o segundo ou o terceiro ano, que já fizeram algum investimento, e que estão em risco de desistir e de perder tudo por carências económicas”.

PUBLICIDADE

“A maior parte dos alunos que nos pediram ajuda em 2013 perderam a bolsa”, tendo uma parte considerável desses estudantes perdido o apoio social devido “a dívidas dos pais ao fisco ou à segurança social”, sendo que essa mesma norma foi entretanto retirada do regulamento de atribuição de bolsas, aclarou.

Apesar de a previsão de um aumento de candidaturas, o montante para o programa (cerca de 50 mil euros) e o número de bolsas (16) mantêm-se para a 2.ª edição da bolsa “Não Desistas”.

“Temos a noção de que é uma gota de água para um problema enorme. Mas é um bom exemplo e esperemos que outras entidades desenvolvam projetos neste âmbito”, frisou.

Qualquer estudante que frequente um estabelecimento de ensino superior público ou privado de Coimbra pode candidatar-se a esta bolsa até 31 de julho a partir da página www.ndesistas.fbb.pt.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE