Região

Biotecnologia é uma das áreas em que Cantanhede já é uma referência

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 01-02-2023

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, reafirmou esta quarta-feira, 1 de fevereiro, que Cantanhede quer reforçar o estatuto de referência na área da Biotecnologia e deseja que o Biocant Park acolha mais entidades ligadas à tecnologia e inovação, mas também empresas que de alguma forma se relacionam com estas.

PUBLICIDADE

Ao intervir na sessão de abertura do BIO’n’TEQ – Mostra Tecnológica de Biotecnologia, que o Biocant realizou em parceria com a AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, a autarca começou por recordar o “pioneirismo” do projeto de criação deste parque de ciência e tecnologia, que desde logo se assumiu como “um exemplo de empreendedorismo”.

Helena Teodósio manifesta-se convicta de que, duas décadas depois, o Biocant Park já é uma referência no cluster da Biotecnologia, embora ainda haja caminho para fazer neste domínio.

PUBLICIDADE

publicidade

“A autarquia continua empenhada em fazer com que Cantanhede mantenha uma posição de revelo na evolução do cluster nacional do setor e está disponível para aprofundar a cooperação com todas as entidades públicas e privadas que possam contribuir para a concretização deste desígnio”, destacou.

Para o efeito, a edil cantanhedense adiantou que “o Município vai continuar a gerar dinâmicas favoráveis à evolução do Biocant Park, muito particularmente na vertente económica”, desejando “a vinda de mais empresas de conhecimento intensivo para o perímetro do Biocant Park, mas também para a instalação em torno dele de indústrias que desenvolvam produtos e serviços de elevado valor acrescentado, preferencialmente de áreas relacionadas com a biotecnologia”.

PUBLICIDADE

Na sessão de abertura usaram também da palavra Jorge Brandão, vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, e Horácio Pina Prata, presidente da Direção da AEMITEQ.

A BIO’n’TEQ – Mostra Tecnológica de Biotecnologia insere-se, de resto, nesta visão estratégica do Município, pois visa fomentar a troca de boas práticas entre investigadores e o tecido empresarial, promover tecnologias da área de Biotecnologia e estabelecer parcerias estratégicas.

Ao longo de todo o dia, o edifício sede do Biocant Park foi palco de diversas iniciativas, desde a mostra de produtos e serviços a apresentações e mesas-redondas. 

Organizada pelo Biocant – Technology Transfer Association e pela AEMITEQ – Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade, a Bio’n’TEQ enquadra-se nas atividades do projeto INOVC +: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo CENTRO 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE