Coimbra

Bibliotecas públicas debatem plano de financiamento em reunião na Região de Coimbra

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 03-12-2018

 

Está a decorrer hoje na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra a reunião da Rede Intermunicipal de Bibliotecas que se baseia na análise das oportunidades do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas (PADES).

PUBLICIDADE

O PADES é um programa apresentado recentemente pela DGLAB que visa potenciar o impacto direto do trabalho em rede na melhoria do serviço público das bibliotecas prestado aos cidadãos, otimizando os recursos disponíveis, rentabilizando e qualificando serviços de cada biblioteca permitindo melhorar o acesso dos cidadãos à informação.

Do trabalho em rede resultará para o cidadão a atenuação de eventuais desequilíbrios através da disponibilização do acesso aos serviços e aos recursos de biblioteca existentes na comunidade, independentemente do seu município de origem. Assim será possível reduzir custos e ganhar escala, reforçando a identidade regional e coesão territorial sem prejuízo da identidade local.

PUBLICIDADE

Pretende-se com o PADES evidenciar o valor social e económico das bibliotecas públicas, como lugar de socialização capaz de reforçar a coesão social e de responder às necessidades da população, sobretudo no contexto da inclusão social e digital dos cidadãos.

Através da valorização dos serviços já existentes e inovando em serviços culturais, sociais, educativos e formativos, pretende-se reduzir assimetrias e desenvolver os territórios mais periféricos através da mediação da informação e promoção da leitura e literacias, emprego, turismo, ação social, finanças, entre outros.

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE