Região

Biblioteca itinerante guiada por escritor percorre Aldeias do Xisto no distrito de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 04-05-2021

Uma biblioteca itinerante vai percorrer os povoados serranos da rede Aldeias do Xisto, numa iniciativa do escritor João Ferreira Oliveira que começa na sexta-feira e que termina na segunda-feira.

PUBLICIDADE

O programa inclui sessões de leitura nas escolas, ao ar livre, no centro das aldeias, no meio da rua e “onde houver público e vontade de ouvir uma história”, disse hoje em comunicado a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTUR), com sede no Fundão, distrito de Castelo Branco.

“Esta iniciativa vai misturar as histórias dos livros com as histórias e os saberes das pessoas e dos lugares por onde passar. Este é um território literário também por isso, pela inspiração que provoca a história de vida de cada pessoa e que se entretece com as memórias das paisagens onde habitam, sejam relacionadas com o céu, com os contos tradicionais ou com as artes e ofícios”, afirma o diretor executivo da ADXTUR, Rui Simão.

PUBLICIDADE

Citado na nota, este responsável explica que “saber ler a paisagem e interpretar a cultura dos lugares é também uma importante competência de literacia que as Aldeias do Xisto querem promover”.

Nos quatro dias da visita ao território das Aldeias do Xisto, o jornalista e escritor João Ferreira Oliveira conduzirá uma carrinha branca com desenhos coloridos identificada com as palavras “Viagem ao interior dos livros, das pessoas e do país”.

PUBLICIDADE

“Aproxime-se e aproveite para ouvir uma história e levar um livro para depois a partilhar”, recomenda a primeira entidade anfitriã do escritor, que parte de Lisboa na quinta-feira para uma viagem literária que depois abrangerá outras zonas de Portugal.

Segundo a ADXTUR, que apoia o projeto, aquele autor “abraçou o desafio de percorrer o interior, durante um mês, ao volante de uma biblioteca itinerante, semelhante àquelas que a Fundação Calouste Gulbenkian usou entre 1958 e 2002 para levar histórias, aventuras e sonhos a todos os pontos do país”.

“O objetivo não passa por vender livros, mas sim oferecê-los. Regressar a casa com a carrinha vazia, mas cheia de histórias”, esclarece Rui Simão.

Para esta iniciativa, foram doados 500 por diversas editoras portuguesas e pela “Citroën”, a marca das carrinhas das antigas bibliotecas itinerantes da Gulbenkian.

A viagem prosseguirá depois na Rota da Terra Fria, em Trás-os-Montes, no Alentejo Interior e no Algarve Interior.

A viagem vai dar origem a um livro, um conjunto de reportagens no jornal Público e uma série documental de quatro episódios.

A rede gerida pela ADXTUR integra 27 aldeias de 16 concelhos do Centro de Portugal, nos distritos de Castelo Branco, Coimbra e Leiria.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE