Empresas

Bernardo Patrão lidera a estratégia de inovação da Critical Software

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-02-2021

Critical Software, empresa especializada em soluções de software e serviços de engenharia para o suporte de sistemas críticos, arranca 2021 com uma nova estratégia de inovação e um novo membro para assumir as rédeas da área.

PUBLICIDADE

Bernardo Patrão terá como principal missão desafiar continuamente o status quo de inovação da empresa e fazer crescer as oportunidades já existentes de desenvolvimento de todos os colaboradores. O engenheiro informático regressa, assim, a onde iniciou o seu percurso profissional, depois de ter saído, em 2012, para lançar uma spin-off desta empresa.

A missão e valores da multinacional não são novidade para Bernardo Patrão. O agora diretor de inovação iniciou o seu percurso profissional como estagiário, enquanto frequentava o 2.º ano da licenciatura em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra, e continuou até se tornar engenheiro sénior. Em 2012, um dos projetos no qual estava a trabalhar deu origem a uma spin-off, a Watchful Software, na qual trabalhou até 2017, seguindo-se três anos nas multinacionais que a adquiriram. No fim de 2020, regressou às “origens”: “As pessoas da Critical Software são uma verdadeira família e esta mudança foi como voltar a casa”, partilha.

PUBLICIDADE

publicidade

A inovação está no ADN da Critical Software e é uma das suas prioridades, pelo que o regresso de Bernardo vem reforçar o investimento nas pessoas, na tecnologia e na comunidade. A empresa irá continuar a investir na disponibilização de tecnologia de ponta às suas equipas e em dinâmicas internas, como o laboratório Fikalab, onde os colaboradores podem desenvolver projetos pessoais. “O sucesso dos colaboradores é o sucesso da empresa. Por isso, uma das minhas missões é proporcionar-lhes as mesmas oportunidades que eu tive ao criar e desenvolver uma ideia e torná-la num negócio internacional”, explica o responsável. Esta aposta na inovação interna fez com que tivessem sido criadas sete spin-offs, das quais resultaram cinco exits.

Adicionalmente, a empresa tem como ambição ser um exemplo de inovação no mundo. Posto isto, a Critical Software vai apostar em áreas chave para o futuro, como a Inteligência Artificial (IA) ou a Experiência do Utilizador (UX) para sistemas críticos. “O objetivo passa por definir e implementar uma estratégia de inovação, apoiar a realização de projetos e desenvolvimento de ideias, monitorizar aquilo que de melhor se faz no mercado, perceber como nos devemos posicionar em relação às novas tecnologias e encontrar formas de criar soluções para o futuro.”, remata.

PUBLICIDADE

Enquanto diretor de inovação, Bernardo irá trabalhar proximamente com todas as divisões da organização, de forma a assegurar a implementação da nova estratégia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE