Coimbra

Bernardo Calvo representa Região de Coimbra em concurso Europeu. Leva “Bacalhau, Galega e Alho”

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 29-05-2019

Bernardo Calvo é o vencedor do Região de Coimbra Young Chef Award e vai representar a região na final europeia do concurso, em outubro na Grécia, com o prato o “Bacalhau, a Galega e o Alho”, que recria e inova a receita tradicional da consoada na região de Arganil, onde o jovem passava o Natal em criança. Em segundo lugar classificou-se Diogo Cruz, de Cantanhede, e em terceiro, Carlos Neves, de Coimbra.

PUBLICIDADE

O vencedor do Região de Coimbra Young Chef Award tem 18 anos de idade, reside em Coimbra e é aluno da Escola de Hotelaria e Turismo, onde estuda Gestão e Produção de Cozinha, tendo sido também vencedor da categoria de estudantes em 2018, da prova Revolta do Bacalhau 2018 (concurso de receitas nacional).

As provas finais realizaram-se na Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra e incluíram prova de Inglês e provas práticas, sendo os critérios de seleção baseados na originalidade dos pratos, a história relacionada, a complexidade da receita, inovação técnica e a inovação face à receita tradicional e a ligação ao território, entre outras.

PUBLICIDADE

publicidade

O júri teve a representação multidisciplinar, nomeadamente, Cozinha – com o Chef Emanuel Faria, da Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra; Pastelaria – o Jurado Best Bakery, Telmo Moutinho ,da Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste; Gastronomia – por Olga Cavaleiro da Federação das Confrarias Gastronómicas de Portugal; Artes – Carlos Antunes do Círculo das Artes Plásticas de Coimbra; Cultura – por Margarida Silva da Direção Regional de Cultura do Centro; Turismo, – por João Quaresma da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal e Hotelaria por Alberto Gradim, do Hotel Quinta das Lágrimas.

O concurso para escolher o jovem chef que representa a Região de Coimbra foi subordinado à dualidade da temática Tradição e Inovação e constituiu a fase de apuramento do representante da nossa região para o “European Young Chef Award 2019”, promovido pelo Instituto Internacional de Gastronomia, Cultura, Artes e Turismo (IGCAT), a realizar de 22 a 24 de Outubro de 2019 em South Aegean, Grécia.

PUBLICIDADE

O European Young Chef Award é organizado pelo Internacional Institute of Gastronomy, Art and Tourism. Na região de Coimbra, o concurso decorre no âmbito do programa “Região de Coimbra: Região Europeia de Gastronomia 2021”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE