Desporto

Benfica entra em cena primeiro e tenta pressionar Sporting e FC Porto na 12.ª ronda

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 04-12-2013

O Benfica procura na sexta-feira, na receção ao Arouca, isolar-se provisoriamente na liderança da Liga de futebol e colocar pressão sobre Sporting e FC Porto, que entram mais tarde em ação na 12.ª jornada.

PUBLICIDADE

No encontro de arranque da ronda, o Benfica recebe no Estádio da Luz o penúltimo classificado, num jogo em que ainda não deverá contar com o seu goleador, o paraguaio Oscar Cardozo, já que apenas quatro dias depois joga o “tudo ou nada” na Liga dos Campeões, perante o Paris Saint-Germain.

Naquele que será o segundo encontro da história entre Benfica e Arouca, a equipa lisboeta também não vai poder contar com o médio Matic, que está castigado, nem com o treinador Jorge Jesus, que continua a cumprir os 30 dias de suspensão.

PUBLICIDADE

O primeiro confronto entre estas duas equipas aconteceu em 2010/2011 na terceira eliminatória da Taça de Portugal, tendo na altura o Benfica vencido por 5-1.

Em caso de vitória, os “encarnados” assumem provisoriamente o comando isolado da I Liga e esperam pressionar os rivais Sporting e FC Porto, que entram em campo nos dias seguintes.

PUBLICIDADE

Depois de uma motivadora goleada sobre o Paços de Ferreira (4-0), num encontro em que Fredy Montero regressou aos golos, o Sporting tem no domingo, à partida, uma deslocação difícil ao terreno do Gil Vicente, que ocupa surpreendentemente o quarto posto do campeonato e ainda não sofreu qualquer derrota em casa.

Em cinco jogos em Barcelos, o gilistas ganharam cinco, empataram apenas um e prometem complicar a vida à formação de Leonardo Jardim, que procura tentar manter a liderança da I Liga.

Na terceira posição, a dois pontos dos rivais de Lisboa, o FC Porto recebe no sábado em “brasas” o Sporting de Braga, numa altura em que vive uma série inesperada de resultados negativos, com apenas uma vitória nos últimos seis jogos disputados em todas as competições.

Depois da derrota em Coimbra, que complicou ainda mais a vida de Paulo Fonseca no comando dos tricampeões nacionais, o FC Porto terá obrigatoriamente que bater a equipa de Jesualdo Ferreira para não deixar fugir Sporting e Benfica, mas também para acalmar os ânimos para o lado do Dragão.

Por seu lado, o Sporting de Braga não promete ser um adversário fácil, depois de ter goleado o Olhanense, por 4-1, e também por ter deixado uma boa imagem no Estádio do Luz, há duas jornadas, apesar de ter perdido com o Benfica, por 1-0.

Na 12.ª jornada, destaque ainda para o dérbi da Madeira, entre Marítimo e Nacional, agendado para a tarde de sábado, e para a receção do Vitória de Setúbal à Académica, o jogo que encerra a ronda na segunda-feira, em que o técnico sadino, José Couceiro, pode somar 10 jogos seguidos sem perder perante uma “Briosa” que vem de duas vitórias consecutivas, a última das quais frente ao FC Porto.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE