Coimbra

Bebedouros em 16 escolas públicas do concelho de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 11-01-2023

A Empresa Municipal Águas de Coimbra (AC) concebeu um bebedouro em forma de “Gota”, com o objetivo de beneficiar as escolas públicas do concelho de Coimbra.

PUBLICIDADE

Numa primeira fase, estão identificadas 16 escolas públicas para virem a acolher este equipamento, que abrangem 70% dos alunos de estabelecimentos de ensino que estão sob a esfera municipal.

O primeiro bebedouro foi, esta quarta-feira, 11 de janeiro, apresentado publicamente na Escola Básica 2,3 Inês de Castro.

PUBLICIDADE

publicidade

Esta peça em forma de gota foi “pensada para vir a equipar escolas e outros espaços públicos do concelho”, esclareceu o presidente do Conselho de Administração da AC, acrescentando que o bebedouro foi idealizado para permitir encher garrafas, pelo que será oferecida uma “ânfora”, a garrafa de água reutilizável da AC, a cada aluno, docente e colaborador desta escola.

As “Gotas”  vão ser instaladas noutros espaços públicos e serão adaptadas também para animais, sublinhou Alfeu de Sá Marques.

PUBLICIDADE

O design desta peça já foi registado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial, acrescentou.

“Promover o consumo de água da rede pública do concelho de Coimbra, que é reconhecida pela sua ótima qualidade, mas também, em grande medida, beneficiar as escolas públicas que mais necessitam deste tipo de equipamentos” é um dos objetivos pretendidos com esta iniciativa.

Esta ação tem, ainda, a dimensão de educação ambiental, uma vez que incentivar o consumo de água da torneira ou água da rede pública é promover hábitos mais sustentáveis, admitiu o  presidente da Câmara, José Manuel Silva, afirmando que a água de Coimbra é de extrema qualidade”.

O coordenador da Escola Básica 2,3 Inês de Castro lembra que a “partir de agora o estabelecimento de ensino tem água de qualidade”, frisando que a “canalização existente está obsoleta, tem 36 anos”, e com este bebedouro os alunos já podem beber água de qualidade”, nota.

Nelson Gomes acredita que a canalização possa ser substituída durante o mês de junho.

Veja os diretos NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE