Coimbra

Beat Generation com André Gago e The Beat Hotel Band no Convento São Francisco

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 16-05-2019

André Gago and The Beat Hotel Band vão atuar no sábado, 18 de maio, pelas 21h30, na antiga igreja do Convento São Francisco. O espetáculo aborda o tema da ‘Beat Generation’ e é apresentado no âmbito do ciclo “Somos Livres”, que integra a programação oficial da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, Associação Académica de Coimbra e Universidade de Coimbra para as comemorações dos 50 anos da Crise Académica de 1969.

PUBLICIDADE

A Beat Generation é o nome pelo qual ficou conhecida uma geração de poetas que emergiu na cena literária norte-americana no pós-guerra, em meados da década de 50. Com uma poesia livre do cânone, próxima do coloquial e do dia-a-dia, os beat chocaram a América pela rutura que representavam em relação ao artificialismo do american way of life. Com um famoso processo em tribunal por acusação de obscenidade, o poema Uivo, de Allen Ginsberg, ajudou a projetar este grupo para a ribalta.

PUBLICIDADE

publicidade

A descrição da vida torturada dos jovens desta geração, o gosto pela aventura e pela vagamundagem, as experiências com drogas e as críticas ao academismo e à voragem da autodestruição tecnológica – num mundo sob a ameaça do conflito nuclear, depois de a bomba ser utilizada pela primeira vez em Hiroshima e Nagasaki -, são elementos vitais desta gesta poética que abriu caminho para as gerações seguintes e que, mesmo que disso não nos apercebamos de forma consciente, mudou as nossas vidas.

Inspirado na memória dos combates travados em nome da Liberdade, o programa do ciclo “Somos Livres” evoca acontecimentos de um passado recente como ponto de partida para a criação artística e reflexões sobre conceitos tão inquietantes como juventude, revolução e democracia.

PUBLICIDADE

Os bilhetes podem ser reservados através do número 239 857 191, do e-mail bilheteira@coimbraconvento.pt ou adquiridos na bilheteira do Convento São Francisco, todos os dias, das 15h00 às 20h00.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE