Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

BE protesta contra encerramento dos CTT da Praça da República

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 05-02-2018

A Coordenadora Concelhia de Coimbra do Bloco de Esquerda  diz que foi, a meio da passada semana, confrontada com a notícia de que os CTT preparam o encerramento da estação da Praça da República.

PUBLICIDADE

Protesto_CTT (1)

Acrescenta que, a “concretizar-se, será mais um golpe que aquela empresa desfere contra os/as cidadãos/ãs de Coimbra e contra os/as seus/suas trabalhadores/as.

PUBLICIDADE

publicidade

Os bloquistas salientam que “desde 2014, e só no concelho de Coimbra, já foram encerrados os balcões de Ceira, Celas, Cernache, HUC, Mercado D. Pedro V, Santa Clara, Souselas e Universidade”.
Para o BE esta ” situação é fruto da decisão do governo do PSD/CDS, que, a mando da “troika”, privatizou a empresa, apesar desta dar lucro e ser sinónimo de qualidade, a nível nacional e internacional. Entregue a um conjunto de investidores financeiros (de onde se destacam a Goldman Sachs, o Deutsche Bank e a Unicredit), os CTT passaram a ter como objeto principal o negócio financeiro – através do Banco dos CTT -, em detrimento do serviço postal”.

 
A qualidade deste caiu a pique, sendo os atrasos na distribuição de correio constantes: há correspondência nacional a demorar 15 dias úteis a chegar ao destino e correio registado a ser entregue 5 dias úteis após o envio, acrescenta o BE.

PUBLICIDADE

 
Em comunicado enviado a NDC o Bloco lembra que com a privatização, vieram, então, os encerramentos de balcões: só entre 2013 e 2016, foram encerrados mais de 130 e, no início deste ano, fecharam mais 22. Para além do manifesto prejuízo causado aos utentes (em especial, os mais idosos, que recorrem aos Correios para receber as suas magras reformas), acarretaram, igualmente, o despedimento de centenas de trabalhadores.

 
A Concelhia do Bloco de Esquerda de Coimbra repudia, veementemente, o encerramento de mais uma estação de Correios na cidade e no concelho.

Para BE de Coimbra “Chegou o momento de acionar a cláusula que permite trazer a empresa de volta à gestão pública. Só assim será possível parar esta degradação da oferta de serviços e reforçar a empresa com os trabalhadores de que necessita, para voltar a fazer dos CTT um exemplo internacional de prestação de um serviço postal de excelência”.

 
Para o efeito, propõe resgatar os CTT para a esfera pública; garantir Serviço Postal de Qualidade em todo o território nacional; pôr fim aos despedimentos e readmitir os trabalhadores despedidos ao encerramento de balcões e reabrir os balcões encerrados.

ctt praça república

 É público que a loja dos CTT de Santa Cruz, na Praça da República, em Coimbra, terá os seus serviços transferidos para outros pontos por impossibilidade de renovação do contrato de arrendamento do espaço com o proprietário, disse hoje fonte oficial da empresa.

Fonte oficial dos CTT disse à Lusa que, “apesar de ser necessário proceder a esta transferência, os CTT garantem que o acesso aos serviços postais é reforçado, tendo esse ajustamento sido, como é natural, dado a conhecer” às autoridades locais.

A solução, explica a mesma fonte, “passa pela prestação do serviço em três Postos de Correio nas proximidades desta loja: posto de Correio Papiro (que abrirá na próxima segunda-feira, 5 de fevereiro, ao lado das Escadas Monumentais), a 340 metros da loja atual; posto de Correio de Celas (800 m) e posto de Correio da Rua Ferreira Borges (1.000 m)”.

“Os CTT entendem que deste modo existe uma dispersão da oferta permitindo aos clientes menores deslocações para se dirigirem aos correios, face ao cenário de um único ponto de acesso CTT”, acrescentou.

O concelho de Coimbra, diz ainda a fonte, “continuará a ter uma rede de atendimento dos CTT com uma elevada densidade e nível de penetração de serviços postais, traduzida na existência de um total de 26 pontos de acesso CTT”.

“Este reajustamento dos pontos de acesso CTT nada tem a ver com a distribuição de correio, que se manterá nos moldes atuais, uma vez que a rede de carteiros é autónoma da rede de atendimento”, explicou a mesma fonte.

O encerramento desta estação não constava da lista de 22 lojas dos CTT com previsão de fechar divulgada a 02 de janeiro.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com