BE defende requalificação da Linha do Oeste porque Lisboa não é “ilha isolada”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 17-09-2017

O candidato do Bloco de Esquerda (BE) à Câmara de Lisboa, Ricardo Robles, defendeu hoje a requalificação integral da linha ferroviária do Oeste, salientando que quem se candidata a uma autarquia olha para toda a região.

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linha do oeste

“Quando nos candidatamos sabemos que não somos ilhas isoladas, olhamos para a região. A requalificação integral da linha ferroviária do Oeste é importante para as populações da zona, para a Área Metropolitana de Lisboa e também para [o concelho de] Lisboa”, afirmou o candidato durante uma sessão pública no Campo Pequeno, em Lisboa.

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A sessão pública “Transportes e Mobilidade”, que decorreu hoje à tarde, contou com a presença de representantes de todas as candidaturas do BE às câmaras municipais dos concelhos onde passa a linha do Oeste, que liga Lisboa e Coimbra.

Robles, para quem “a mobilidade urbana é uma prioridade”, foi o ‘anfitrião’ da sessão, na qual intervieram também os deputados do BE na Assembleia da República Heitor de Sousa e Mariana Mortágua.

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“Não há cidades democráticas sem bons transportes públicos”, considerou, salientando que “o direito à mobilidade é um direito fundamental, um pilar do funcionamento da cidade”.

Um dos objetivos do BE em Lisboa é garantir “transportes de qualidade que sejam efetivamente alternativas”, o que passa por “expandir a rede do Metro e investir na Carris”.

Um dos exemplos das políticas de desinvestimento nos transportes públicos é, para o BE, a linha ferroviária do Oeste, que está, segundo o deputado Heitor de Sousa, “em vias de extinção”.

“É uma linha com um comboio por dia em cada sentido para ligar duas capitais de distrito, Coimbra e Lisboa”, lamentou.

Defendendo que o transporte ferroviário é “o mais limpo, o mais sustentável e o que permite maior comodidade e conforto”, o deputado referiu que o BE irá levar a votação no Parlamento na quarta-feira um projeto de requalificação integral da linha do Oeste, que espera ver integrado no Plano de Investimentos em Infraestruturas – Ferrovia 2020.

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