Coimbra

BE de Coimbra elege nova Concelhia com duas listas empatadas

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 29-02-2020

BE de Coimbra elege nova Concelhia com duas listas empatadas

Duas listas concorrentes à Concelhia de Coimbra do BE ficaram com o mesmo número de votos nas eleições hoje realizadas, o que obrigará a um entendimento entre os eleitos para escolher um coordenador.

PUBLICIDADE

Outro dos desafios que se colocam à nova Coordenadora Concelhia é o modelo de participação do Bloco de Esquerda nas próximas autárquicas em Coimbra, onde o partido abdicou de concorrer com a sigla, em 2013 e 2017, para integrar e apoiar o movimento Cidadãos Por Coimbra (CpC).

Com a moção “Por um Bloco vivo, acolhedor e atuante no concelho Coimbra”, encabeçada pela professora universitária Catarina Isabel Martins, a lista A empatou com a B, que apresentou a moção “Por um Bloco mobilizador e combativo”, liderada pelo professor do ensino secundário reformado José João Lucas.

PUBLICIDADE

publicidade

Catarina Isabel Martins, de 49 anos, salientou à agência Lusa a necessidade de o partido promover, entre os militantes de Coimbra, e com o CpC, uma discussão para ser “criada uma frente ampla à esquerda” para disputar as autárquicas, em 2021.

“É necessário reafirmar o Bloco no concelho”, acrescentou, reconhecendo que “tem havido um certo apagamento”, no contexto da inclusão dos candidatos do partido nas listas do CpC, em 2013 e 2017.

PUBLICIDADE

Também José João Lucas entende que importa “discutir esse assunto muito bem” com o movimento, que inclui cidadãos sem qualquer ligação ao BE, e entre os militantes bloquistas.

“Temos de juntar as forças todas. Não faz sentido termos duas candidaturas”, do Bloco de Esquerda e do Cidadãos Por Coimbra, sublinhou em declarações à Lusa.

Num universo de 184 militantes com direito a voto, votaram 47, com cada uma das listas a receber 21 votos válidos, o que se traduziu na eleição de uma Coordenadora com um total de 10 membros, disseram responsáveis da mesa eleitoral à Lusa.

Foram registados três votos nulos e dois em branco.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE