Coimbra

BE contra redução do horário e das valências do SNS em Miranda do Corvo

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 19-12-2018

O núcleo do Bloco de Esquerda de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, manifestou hoje o seu protesto contra mais uma redução do horário de funcionamento da Unidade de Saúde Familiar (USF) Trilhos do Dueça.

PUBLICIDADE

Desde o dia 11 de dezembro que a Unidade de Saúde Familiar Trilhos do Dueça de Miranda do Corvo reduziu o horário de encerramento das 20:00 para as 17:45 devido à existência “de constrangimentos e falta de recursos humanos”.

PUBLICIDADE

publicidade

“É mais uma redução, depois de ter passado das 22:00 para as 20:00. Não se compreende”, reagiu hoje, em comunicado, o núcleo do Bloco de Esquerda de Miranda do Corvo.

A população de Miranda do Corvo, afirma o partido, “tem assistido sucessivamente e ao longo dos anos à redução de valências dos diferentes equipamentos sociais, essenciais para os mais carenciados”.

PUBLICIDADE

“A falta do corpo clínico (médicos e enfermeiros), assim como a existência de 4.800 utentes sem médico de família, neste concelho, é um atentado à população mirandense”, lê-se no documento.

Para o Bloco de Esquerda, “trata-se de esvaziar o Serviço Nacional de Saúde, sabendo-se que já em fevereiro será aberta uma unidade hospitalar privada (Hospital Compaixão da Fundação Jaime Ramos) em Miranda do Corvo “a qual estará certamente pronta a receber muitos utentes da Unidade de Saúde Familiar”.

“Esvazia-se o que é pago com os impostos de todos/as para potenciar o que o Estado depois vai ajudar a pagar! Sendo que o lucro, obviamente, ficará na Unidade Privada”, denunciam os bloquistas, considerando que essa situação “não faz sentido”.

A Unidade de Saúde Familiar de Miranda do Corvo está a funcionar com metade dos seis médicos do corpo clínico, depois de uma médica ter sido agredida no dia 23 de novembro durante uma consulta.

A unidade já funcionava desde o verão com menos duas médicas, após uma das clínicas se ter transferido para a Lousã e outra ter entrado em licença de maternidade, o que se agravou no final de novembro com a agressão a uma das profissionais.

O serviço de enfermagem também passa por dificuldades, com a falta de duas enfermeiras, uma de atestado médico de longa duração e outra por licença de maternidade, que agravam os acessos a cuidados de saúde programados e preventivos da população do concelho.

Devido à falta de recursos humanos, a Assembleia Municipal de Miranda do Corvo aprovou, na reunião de 30 de novembro, por unanimidade, uma moção a exigir a colocação de mais médicos e enfermeiros na Unidade de Saúde Familiar Trilhos do Dueça.

O presidente do município de Miranda do Corvo, Miguel Baptista, já exigiu a “imediata resolução” da falta de recursos humanos na Unidade de Saúde Familiar do concelho, considerando que se trata de “uma situação absolutamente insustentável que coloca em causa o acesso aos cuidados de saúde básicos”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE