Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Batalha do Bussaco recriada ao pormenor no próximo sábado

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 21-09-2015

As comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco estão a chegar ao fim, com o evento a terminar, em grande, este fim de semana, com uma série de iniciativas a decorrerem desde sexta-feira, dia 25, até domingo, dia 27 de setembro, nos concelhos da Mealhada, Mortágua e Penacova. A recriação história da Batalha do Bussaco será o momento alto das comemorações.

PUBLICIDADE

unnamed (2)

No domingo, às 12:00, as portas de Sula vão servir de cenário à reprodução da célebre batalha por mais de centena e meia de recriadores de vários países que, vestidos a rigor e com armamento da época, vão dar a conhecer ao público presente, tão fielmente quanto possível, o segundo maior ataque das forças napoleónicas.

PUBLICIDADE

publicidade

A recriação da célebre batalha será realizada por mais de centena e meia de recriadores, oriundos de associações napoleónicas de vários países, nomeadamente a portuguesa, a inglesa e a espanhola. Uma reprodução a preceito, com uniformes e armamento da época, que procura dar a conhecer, tão fielmente quanto possível, as batalhas e os combates que se realizaram. A iniciativa tem início marcado para as 12h de domingo, dia 27 de setembro, nas Portas de Sula, logo após as habituais cerimónias militares e protocolares do Exército Português, que estão agendadas para as 9h30 no mesmo local. A entrada é livre.

Mas antes da recriação históricas, há outras iniciativas a registar. As comemorações dos 205 anos da Batalha do Bussaco terminam com um fim de semana em cheio. O programa começa logo na sexta-feira à noite, pelas 21h, com um passeio noturno encenado sobre “As vésperas da Batalha”, que passa no território dos três concelhos. O passeio tem início em S. António do Cântaro (concelho de Penacova) e passagem marcada por Sula (concelho de Mortágua) e pelo Bussaco (concelho da Mealhada).

PUBLICIDADE

Já no sábado, dia 26 de setembro, haverá um desfile de tropas e um combate noturno na zona central da vila do Luso. Uma espécie de aperitivo para a recriação histórica de domingo, com os mais de 150 recriadores a desfilarem pela Avenida Emídio Navarro e a reproduzirem, da forma mais real possível, um combate noturno entre as forças aliadas e o inimigo. Já de noite, pelas 22h, está marcado um concerto da Alameda do Casino, protagonizado pela Orquestra Ligeira do Exército.

O programa comemorativo dos 205 anos da Batalha do Bussaco é organizado pelas câmaras municipais da Mealhada, Mortágua e Penacova, bem como pela Fundação Mata do Buçaco, e conta com o apoio do Exército Português, da Associação Napoleónica Portuguesa, da Fundação Luso, da Extramotion, da Associação de Aposentados da Bairrada e do Grupo de Recriação Histórica de Almeida.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com