Região

Batalha do Bussaco deu o mote e Mostra Gastronómica encheu restaurantes de Penacova

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 27-05-2021

Tiveram lugar esta semana, em Penacova, as primeiras iniciativas programadas no âmbito da candidatura “Marcos Históricos – Invasões Francesas – A Encruzilhada do Bussaco”, integrada na “Programação Cultural em Rede”.

PUBLICIDADE

Aliando a excelente tradição gastronómica do Concelho ao período das invasões francesas, o convite consistiu em recuar a 1810 e degustar os menus típicos daquele período. Com a Batalha do Bussaco sempre presente, sete restaurantes aderiram ao repto da autarquia e ofereceram uma carta especial composta por dois menus, o menu Oficiais e o menu Povo, sempre com duas opções de prato principal e doçaria conventual como sobremesa.

A fim de enquadrar os visitantes na temática, os restaurantes foram decorados com motivos alusivos à época, os menus dispunham de informação histórica que contextualizava a seleção das ementas e durante todo o período em que decorreu a Mostra Gastronómica, figurantes envergando trajes de época, interagiram com os participantes dando um maior realismo ao evento temático.

PUBLICIDADE

João Azadinho, Vice-Presidente da autarquia e vereador da Cultura, refere a importância de iniciativas agregadoras como esta, em que os saberes e os sabores de um povo se aliam à tradição histórica e gastronómica. “Temos uma herança cultural muito forte, que se materializa, na nossa cultura gastronómica, na nossa doçaria conventual e é em momentos inovadores como estes, em que a partir de uma temática de época, dinamizamos a restauração local e percebemos que movimentamos centenas de pessoas que se deslocaram para provar algo diferente”. Feito o balanço, a partir de um questionário que os participantes tiveram oportunidade de preencher, o Município mostra-se “muito satisfeito com o trabalho realizado”, estando já a equacionar uma nova edição.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE