Coimbra

Barra pesada!

Notícias de Coimbra | 10 anos atrás em 20-02-2014

Quatro barras marítimas estão hoje fechadas à navegação e outras duas estão condicionadas devido ao estado do mar, prevendo-se ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros, de acordo com a Marinha portuguesa.

PUBLICIDADE

As barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende e São Martinho do Porto estão fechadas à navegação devido à forte agitação marítima, segundo informação disponível hoje na página da Marinha na Internet e que mantém particamente as condições registadas na quarta-feira à tarde.

A Marinha informa ainda que a barra da Figueira da Foz está fechada a embarcações de comprimento inferior a 11 metros.

PUBLICIDADE

publicidade

Também a barra de Vila do Conde está condicionada, aconselhando a Marinha às embarcações até 12 metros de comprimento e/ou calado inferior a 2 metros que pratiquem a barra no período compreendido entre as três horas antes e três horas depois da preia-mar (maré alta).

Para as embarcações com comprimento superior a 2 metros e/ou calado superior a 2 metros, apenas podem praticar a barra no período da preia-mar.

PUBLICIDADE

A previsão de forte agitação marítima levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a emitir um aviso amarelo, o segundo menos grave de uma escala de quatro, para sete distritos do continente hoje e sexta-feira.

De acordo com o IPMA, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Coimbra e Lisboa vão estar sob aviso amarelo entre as 21:00 de hoje e as 23:59 de sexta-feira devido à previsão de ondas de noroeste com 3,5 a 4,5 metros.

O IPMA prevê para hoje no continente céu muito nublado, com abertas a partir da tarde, períodos de chuva fraca, temporariamente moderada nas regiões norte e centro no fim da manhã, passando gradualmente a aguaceiros a partir da tarde, diminuindo de intensidade e frequência.

Está também prevista queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela a partir da tarde, descendo a cota nas regiões norte e centro, para 800 metros de altitude, vento fraco a moderado de sudoeste rodando para noroeste, soprando moderado a forte no litoral oeste e nas terras altas e neblina ou nevoeiro matinal.

Em Lisboa, Leiria e Beja prevê-se uma temperatura máxima de 15 graus Celsius, no Porto, Braga, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 13, Castelo, Évora, Viana do Castelo e Santa Cruz das Flores 14, Faro 18 e Funchal 20.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE