Vamos

Barca Serrana na Praia do Reconquinho mostra o Mondego como nunca o viu! (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 08-08-2021

A Praia Fluvial do Reconquinho,  em Penacova, considerada a mais bonita do país pela National Geographic, conta com uma diversificada oferta de atividades.

PUBLICIDADE

Destacam-se os passeios pelas águas do Mondego, a bordo da barca serrana “Tareco”, de terça a domingo, entre as 10h e as 18h, pelo preço de seis euros para adultos e três euros para crianças entre os 4 e os 12 anos.

Existe também a opção de degustar as “maravilhas gastronómicas da região como o queijo Serra da Estrela, enchidos, compotas, vinho do Dão, Água de Penacova, informou Miguel Matias, da empresa proprietária da embarcação.

PUBLICIDADE

Estas barcas serranas “têm pelo menos 800 anos de história, elas são um elo de ligação, é uma embarcação que nós podemos dizer que vem desde o início da nacionalidade, pelo menos, até meados do século 20 ela cumpriu a sua função de transporte de mercadorias e pessoas”, acrescenta Miguel Matias.

 

PUBLICIDADE

publicidade

De facto a importância da devolução das barcas serranas ao Mondego está exatamente nisso, no património cultural e histórico desta barca, que não é de Penacova, de Coimbra, Montemor ou Figueira, é um elo de ligação entre toda esta região, é um meio de vida desta região, é um autêntico camião tir até meados do séc. XX”, explicou Miguel Matias. 

Maria Clara, uma das seis pessoas que aproveitaram a oportunidade de apanhar uma “boleia histórica e cultural” da barca Tareco, viajou do Bombarral até Penacova para conhecer melhor a região: “Não conhecia Penacova e posso dizer que os meus amigos me obrigaram a entrar no barco, mas adorei, foi uma aventura espetacular. Gostei muito de ouvir o Miguel, de ouvir a história desta embarcação e desta região”. 

 

 

“Aconselho. É uma zona lindíssima, acho que aqui se respira saúde, acho que todos nós vamos daqui um pouco renovados e aconselho vivamente a quem puder passar aqui uns dias que venha porque é uma zona maravilhosa, sem dúvida nenhuma”, disse a visitante. 

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE