Coimbra

Bandeira Azul hasteada na praia fluvial de Alvoco das Várzeas

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 05-07-2016

 

PUBLICIDADE

O galardão Bandeira Azul foi hasteado na praia fluvial de Alvoco das Várzeas, no passado sábado, 2 de julho, numa cerimónia onde foi também hasteada a Bandeira Praia Acessível. Pelo terceiro ano, a praia fluvial de Alvoco das Várzeas é contemplada com este símbolo de qualidade ambiental, atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE) e é uma das únicas 22 praias fluviais nacionais que ostentam este galardão.

alvoco

PUBLICIDADE

publicidade

Uma distinção que muito orgulha os executivos da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital e da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas como ficou patente nas intervenções realizadas durante a cerimónia de hastear das bandeiras. José Carlos Alexandrino, presidente da Câmara Municipal destacou o trabalho desenvolvido pelo pelouro do Ambiente, tutelado pelo vereador José Francisco Rolo, lembrando que “quando chegámos à Câmara Municipal não havia nenhuma bandeira conquistada, também nesta área há um antes e um depois nos resultados alcançados”. Confessando-se orgulhoso “por termos esta Bandeira Azul”, o autarca não escondeu o desejo de ver este galardão estendido a outras praias fluviais concelhias sublinhando a importância “do trabalho de todas as entidades e também de todos os que a usam diariamente” na preservação desta riqueza ambiental, nomeadamente a qualidade da água, parâmetro fundamental na atribuição desta distinção.

Também a técnica da delegação de Coimbra da APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Edmeia Silva frisou a exigência deste galardão cuja atribuição obedece ao cumprimento de trinta critérios, sendo “a qualidade da água um dos mais exigentes e o Rio Alvôco cumpre os critérios de exigência da qualidade da água”. “Vejo que a população tem um grande orgulho nesta praia e cabe a vocês preservar e valorizar o vosso património em conjunto com as entidades promotoras, a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia”, disse, acrescentando que era também hasteada a bandeira Praia Acessível prova de que o espaço é “acessível para todos”.

PUBLICIDADE

Na cerimónia, os representantes da Assembleia de Freguesia e da Junta de Freguesia de Alvoco das Várzeas sublinharam que esta é “uma distinção que muito nos orgulha”, firmando o desejo de que “um dia possamos hastear a bandeira de ouro”. “Desejo que todos em conjunto trabalhemos para a preservação do património e para atingir os critérios exigidos” pela ABAE, acrescentou Rosa Marques, secretária da Junta de Freguesia.

Desde 2014, a praia fluvial de Alvoco das Várzeas, que integra a Rede de Praias de Aldeias do Xisto, ostenta a Bandeira Azul e detém também o estatuto de Praia Acessível – uma distinção que visa galardoar as praias que reúnem um conjunto de condições para serem usufruídas por pessoas com mobilidade condicionada/reduzida.

Esta praia fluvial foi também recomendada pela ABAE – pelo segundo ano consecutivo e por unanimidade – ao Júri Internacional do Programa Bandeira Azul 2016, tendo o júri nacional congratulado o Município de Oliveira do Hospital pela “evolução segura e de qualidade” desta zona balnear ao longo dos três anos de candidatura ao galardão Bandeira Azul.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE