Coimbra

Bandeira Azul e Quercus distinguem praias fluviais das Aldeias do Xisto

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-06-2015

Este ano diversas praias fluviais inseridas na rede Aldeias do Xisto receberam a distinção Bandeira Azul, referente à época balnear 2015, tendo sido atribuídas pela Associação Bandeira Azul da Europa.

PUBLICIDADE

SAMSUNG DIGITAL CAMERA

As praias fluviais das Aldeias do Xisto que foram galardoadas são as de Alvôco das Várzeas, Oliveira do Hospital (Praia galardoada pela segunda vez)  Louçainha, Penela(Praia galardoada pela sexta vez)  Canaveias, Góis (Praia galardoada pela primeira vez),  Peneda-Pego Escuro, Góis (Praia galardoada pela terceira vez),     Praia de Pampilhosa da Serra, Pampilhosa da Serra (Praia galardoada pela primeira vez), Pessegueiro, Pampilhosa da Serra (Praia galardoada pela segunda vez), Santa Luzia, Pampilhosa da Serra (Praia galardoada pela segunda vez).

PUBLICIDADE

Rui Simão, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, sublinha a importância da obtenção da Bandeira Azul nas praias fluviais das Aldeias do Xisto: «para nós a Bandeira Azul é sinónimo de reconhecimento e de qualidade das nossas praias. Para além disso, para os que nos visitam todos os anos na altura da época balnear, é uma garantia de que vão encontrar um lugar de veraneio com toda a qualidade ambiental e de água, assim como um local de segurança, conforto e com todos os serviços necessários para uma estadia única. Para quem quer passar umas férias diferentes ou uns dias mais tranquilos e frescos, em família ou entre amigos, aconselhamos a visitarem as praias fluviais das Aldeias do Xisto e a desfrutarem de uma experiência fantástica.»

A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e portos de recreio e marinas que se candidatam e que cumpram um conjunto de critérios. Os critérios do Programa Bandeira Azul estão divididos em quatro grupos distintos: Informação e Educação Ambiental; Qualidade da Água; Gestão Ambiental e Equipamentos; e Segurança e Serviços. De salientar, que a cada início da época balnear, a Associação Bandeira Azul faz uma análise e uma monitorização durante o verão para comprovar os referidos requisitos em todas as praias selecionadas.

PUBLICIDADE

publicidade

Para além da Bandeira Azul, outras praias fluviais das Aldeias do Xisto receberam a distinção “Qualidade de Ouro” atribuída pela Quercus. As praias galardoadas foram: Peneda (Góis), Pessegueiro (Pampilhosa da Serra) e Fróia (Proença‐a‐Nova).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE