Coimbra

Baixa de Coimbra reforça animação e atividades e quer mais polícia de proximidade

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 04-12-2018

 A Agência de Promoção da Baixa de Coimbra (APBC) está a apostar em novas ofertas de animação para atrair pessoas ao comércio tradicional e deixa um apelo aos comerciantes para abrirem as lojas aos sábados à tarde e domingos. 

PUBLICIDADE

Numa longa conferência de imprensa realizada na tarde de hoje, para apresentar a iniciativa “Natal na Baixa”, o presidente da APBC destacou o projeto Sophia, o Festival Emergentes e o concurso fotográfico “O Natal na rua”, que se realizam pela primeira vez.

“Todo o outro tipo de animação de rua, animação infantil e musical, insufláveis, Casa do Pai Natal, decoração e concurso da tômbola mantém-se iguais ao ano passado”, disse o presidente da agência, Vitor Sá Marques.

PUBLICIDADE

O projeto Sophia, que começa no sábado e se estende até ao dia 22 de dezembro, proporciona visitas guiadas a cinco colégios pelo investigador e arquiteto Rui Lobo, enquanto o Festival Emergentes, direcionado para um público mais jovem, consiste em pequenos concertos em “espaços expectantes” da Baixa de Coimbra.

No âmbito do projeto Sophia, vão decorrer ainda oficinas de artes performativas e dois concertos de coros nos colégios daquela rua, que integra a classificação de Coimbra Património Mundial da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura).

PUBLICIDADE

publicidade

Este ano realiza-se também, pela primeira vez, um concurso fotográfico, que termina no último dia do ano, subordinado ao tema “O Natal na rua”.

Todas as iniciativas promovidas pela APBC têm entrada gratuita.

Para estimular o comércio, volta a realizar-se a Tômbola de Natal, que conta com 30 estabelecimentos aderentes, pelo que quem efetuar compras nessas lojas recebe, por cada 10 euros, senhas para o sorteio de um cabaz de Natal, que será sorteado por ocasião do Dia de Reis.

O presidente da APBC exortou os comerciantes a serem embaixadores da Baixa da cidade de Coimbra, através da divulgação dos eventos que vão decorrer durante todo o mês, iluminando e decorando as duas montras e abrindo ao sábado à tarde e ao domingo.

“Este é o programa completo para que possam ser embaixadores da Baixa”, sublinhou Vítor Sá Marques, que apelou à PSP e à Polícia Municipal para continuarem o policiamento de proximidade que “tão bem tem corrido nos últimos meses”.

O dirigente salientou ainda o facto de, até à data, 33 lojistas, num universo de 400, terem contribuído com 25 euros para a programação de Natal, que conta também com o apoio do município de Coimbra.

Algumas ruas da Baixa estão iluminadas pela Câmara Municipal de Coimbra, que voltam a não ter  som ambiente característico desta época.

Veja o vídeo do Directo NDC:

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE