Coimbra

Baile de Gala é no Mário Mexia

Notícias de Coimbra | 8 anos atrás em 03-03-2016

A Comissão Organizadora da Queima das Fitas 2016 apreciou a experiência do ano passado e volta a pedir que a Câmara Municipal de Coimbra (CMC) ceda o Pavilhão Municipal Multidesportos Mário Mexia (PMMMM) para a realização de dois momentos tradicionais e emblemáticos da festa estudantil: o Baile de Gala e o Chá Dançante.

PUBLICIDADE

A

Este foi um dos principais assuntos abordados ontem, ao final da tarde, numa reunião entre os membros da Comissão e o presidente da CMC, Manuel Machado, que decorreu na Sala de Sessões da CMC e na qual estiveram também presentes a vice-presidente Rosa Reis Marques e os vereadores Carlos Cidade e Carina Gomes.

PUBLICIDADE

publicidade

Tendo em conta os períodos de montagem e desmontagem e o facto de se tratar de dois eventos – Baile de Gala (a 7 de maio) e Chá Dançante (a 11 de maio) -, os estudantes precisam do PMMMM disponível entre 4 e 12 de maio.

“Em princípio não haverá inconveniente”, adiantou Carlos Cidade, mas, tratando-se de um período superior a uma semana, obrigará o vereador do Desporto a encontrar alternativas para a realização das muitas solicitações desportivas que a autarquia normalmente recebe para o pavilhão.

PUBLICIDADE

Manuel Machado apelou aos estudantes para que elevem a imagem da Queima das Fitas que, em anos recentes, tem ficado associada ao consumo excessivo de álcool e respetivas consequências.

“Que o relevo da festa seja a puxar para cima; isso é importante para a cidade e até para cada um de nós”, afirmou, recordando que, se o valor da Academia se degradar, acontece o mesmo com o valor dos diplomas da Universidade de Coimbra (UC). Manuel Machado deixou também um aviso, no sentido de haver cuidado com o volume do som das noites do parque, habitualmente alvo da contestação dos munícipes.

Para o presidente da CMC, a Queima das Fitas deve ser uma festa de “fraternidade, encontro, amizade, reconhecimento e entrosamento”. Já noutro registo, Manuel Machado sugeriu que se elevasse a verve das mensagens críticas que habitualmente acompanham os carros do cortejo da Queima das Fitas e que, recentemente, pecam por serem demasiado simplistas.

Por seu turno, Inês Costa, a comissária responsável pela representação institucional, deixou claro o agradecimento dos estudantes ao apoio que a CMC tem vindo a prestar na realização da famosa festa da Academia. Nesse sentido, no final do encontro, a estudante da Faculdade de Medicina da UC entregou a Manuel Machado uma medalha comemorativa da última edição da Queima das Fitas, como “forma de agradecimento”.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE