Mundo

Autoridades espanholas lançam buscas por crocodilo “muito agressivo” no Douro

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 08-06-2020

O Serviço de Proteção da Natureza da Guarda Civil espanhola (Seprona) lançou hoje uma operação de busca de um crocodilo, com cerca de 250 quilos, que foi avistado no troço do rio Douro entre Simancas e Tordesilhas.

PUBLICIDADE

De acordo com os especialistas, trata-se de um crocodilo do Nilo, uma espécie considerada “muito agressiva”, tendo sido detetado por três pessoas distintas entre sexta-feira e sábado na zona de Pesquerela, perto de Valladolid.

PUBLICIDADE

publicidade

As buscas das autoridades e dos biólogos arrancaram hoje e contam com 10 pessoas e o apoio de drones, que permitiram já descobrir dois ninhos nesta zona da foz de Pisuerga, no Douro, popular entre pescadores, canoístas e banhistas. Os ninhos foram já analisados por elementos do Seprona, bem como restos de peixes com mordeduras identificadas que apontaram para um crocodilo do Nilo.

Dois jovens com cerca de 13 anos foram os primeiros a avistar o animal e informaram na sexta-feira a polícia de Simancas, segundo o jornal El País. Um agente deslocou-se no dia seguinte à zona indicada e confirmou o relato dos jovens, pedindo a alguns pescadores para abandonarem a zona, sem, porém, explicar a razão do pedido para evitar gerar pânico.

PUBLICIDADE

A área foi entretanto isolada pelas autoridades espanholas, que montaram também algumas armadilhas nos ninhos e na água para tentar capturar o réptil, e será percorrida “com prudência”, estando a ser considerada a possível intervenção do grupo de atividades subaquáticas da Guarda Civil e dos bombeiros.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE