Coimbra

Autoridades de saúde registam 3.556 profissionais infetados, entre médicos, enfermeiros, técnicos e assistentes

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-06-2020

As autoridades de saúde registam 3.556 profissionais de saúde infetados com o novo coronavírus, responsável pela doença covid-19, entre os quais 1.154 enfermeiros e 505 médicos, revelou hoje a secretária de Estado Adjunta e da Saúde, Jamila Madeira.

PUBLICIDADE

Entre os profissionais de saúde infetados, estão também 1059 assistentes operacionais, 166 assistentes técnicos e 108 técnicos superiores de diagnostico e terapêutica.

PUBLICIDADE

Os dados mais recentes foram avançados durante a habitual conferência de imprensa de atualização de dados sobre a pandemia em Portugal.

Jamila Madeira adiantou ainda que, comparativamente aos últimos dados divulgados, há mais 198 profissionais de saúde recuperados da doença.

PUBLICIDADE

publicidade

“A todos eles e a todos os profissionais de saúde reiteramos a nossa mensagem de reconhecimento e gratidão”, sublinhou a secretária de Estado, que agradeceu aos profissionais “pelo seu esforço, dedicação e profissionalismo que imprimem ao Serviço Nacional de Saúde”.

No elogio que prestou aos profissionais de saúde, Jamila Madeira considerou que o seu trabalho permitiu responder à situação de pandemia, salvar muitas vidas, e evitar que a covid-19 tivesse “efeitos ainda piores para o nosso país”.

A secretária de Estado aproveitou também para elogiar o esforço dos portugueses durante a pandemia da covid-19, considerando que o país se ajustou bem a “circunstâncias singulares”, mesmo durante as festividades que marcaram este período, como a Páscoa, o 25 de Abril, o 1.º de Maio ou o 13 de Maio.

“Soubemos, em todos estes momentos, como comunidade, compreender que este é um momento atípico e que justifica, apesar de a evolução ser positiva, ser vivido com prudência e cautela no que chamamos de nova normalidade”, ressalvou a secretária de Estado.

Portugal regista hoje 1.505 mortes relacionadas com a covid-19, mais um do que na quinta-feira, e 36.180 infetados, mais 270, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Em comparação com os dados de quinta-feira, em que se registavam 1.504 mortes, hoje constatou-se um aumento de óbitos de 0,1%. Já os casos e infeção subiram cerca de 0,8%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo (14.407 casos), onde se tem registado maior número de surtos, há mais 246 casos de infeção do que na quinta-feira.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE